Prefeito discute orçamento com vereadores

28/12/2006 17:34:05 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O prefeito Riverton Mussi reuniu-se nesta quinta-feira (28), no seu Gabinete, com o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso e os demais vereadores de Macaé, para uma discussão coletiva sobre as emendas ao orçamento do município para 2007, que será votado pela Casa Legislativa nesta quinta-feira (28). A reunião contou também com a presença do secretário municipal de Controle Interno, Widelmo Natalino.

O prefeito disse que a reunião, além de discutir as emendas apresentadas pelos vereadores, visou a redução das mesmas - cerca de 80. “Muitas delas já estavam atendidas no próprio orçamento. Buscamos um consenso entre as emendas apresentadas”, explicou. Ao final da reunião, muitas emendas foram retiradas e outras condensadas, visando a aprovação de um orçamento enxuto e capaz de atender à população macaense em suas carências.

O prefeito propôs aos vereadores que a partir do próximo ano cada um tenha um valor máximo de emendas, para que elas não caiam no vazio, possibilitando ao Executivo atender às solicitações dos vereadores, em prol do crescimento de Macaé. A proposta foi aceita.

- A reunião aconteceu em clima de conversa e entendimento. Foi proposto que o município, a partir do próximo ano, tenha o Sistema de Orçamento Participativo e, para isso, vamos buscar a Fundação Getúlio Vargas para nos assessorar neste processo. Nessa reunião, buscamos o entendimento, de forma a integrar as decisões do Executivo e Legislativo. Houve consenso para aprovar a grande maioria das emendas em bloco e assumimos o compromisso de honrar essas emendas, afirmou Riverton.

Para o presidente reeleito da Câmara Municipal, vereador Eduardo Cardoso, a reunião enfatizou o consenso entre o Executivo e o Legislativo macaense. “As discussões aconteceram de forma coletiva, com o objetivo de votar o Orçamento para o ano de 2007, de R$ 865.118.830. O momento foi importante, porque todos sabemos a importância de termos um orçamento enxuto, já que é através deste documento que o prefeito pode direcionar as políticas públicas para atender à população”, disse Eduardo Cardoso.

Após a reunião, o prefeito Riverton Mussi disse que estava satisfeito com o clima de consenso entre os dois Poderes. “Não há forma mágica de administrar, mas buscamos com a coesão a melhor proposta para o município. Consideramos as críticas proveitosas, porque elas nos dão o caminho em busca da melhor qualidade de vida para o município”, disse o prefeito.

Falando das suas expectativas para o ano de 2007, Riverton disse que está certo de que o próximo ano será muito produtivo. “Macaé vai se transformar num canteiro de obras, em busca de melhor qualidade de vida para os munícipes. Vamos continuar nossos projetos visando a área social e implantar o projeto de Renda Mínima, para atender a 10 mil famílias com vales-compra de R$ 40 e também com vales-gás. Desejo um 2007 de paz, saúde e harmonia a todos os lares macaenses”, concluiu o prefeito.