logo

Prefeito e governador inauguram UPA e anunciam escola de Ensino Médio

02/08/2012 16:58:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito de Macaé e Governador do Estado inauguraram a UPA Lagomar nesta quinta-feira (2).

O governador Sérgio Cabral (PMDB) atendeu pedido do prefeito Riverton Mussi (PMDB) e anunciou que o Lagomar terá uma escola de Ensino Médio. A informação foi passada pelo governador durante inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lagomar, nesta quinta-feira (2), que começa a funcionar com capacidade de 300 atendimentos diários.

- O prefeito tem feito um trabalho extraordinário, é uma alegria ser parceiro de alguém que pensa na cidade em primeiro lugar – afirmou o governador, pontuando que o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) implantado em mais uma parceria entre o prefeito e o governador, é um exemplo para o Estado do Rio.

Segundo Cabral, o próximo programa de segurança que será implantado em Macaé é o Regime Adicional de Serviço (Rais), em que o Batalhão poderá contratar o policial na hora da folga. "Já trouxemos o Proeis, no qual no horário de folga do policial, a prefeitura contrata e paga aquele policial para trabalhar fardado. Eduardo Paes e Riverton são dois exemplos parceiros de segurança no Estado do Rio", ressaltou.

O prefeito Riverton Mussi destacou que o Lagomar possui hoje cerca de 40 mil habitantes e a prefeitura busca ampliar a infraestrutura urbana, as redes de saúde, educação e demais serviços públicos, inclusive com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o pedido feito ao governador para a implantação de um colégio de Ensino Médio.

- A prefeitura investe em infraestrutura no Lagomar, como rede de esgoto, rede de água pluvial, urbanização e pavimentação e a inauguração da UPA representa um ganho para a saúde do morador do Lagomar, porque estará 24 horas por dia à disposição da população, em serviços como urgências clínicas, pediatria, exames laboratoriais e salas de raio-x, gesso, medicação e nebulização - citou Riverton.

Segundo a secretária de Saúde, Liane Machry, a UPA possui uma unidade de cuidados intensivos, com dois leitos, e unidades semi-intensivas adulta, com três leitos, e infantil, com dois leitos. "Temos uma ambulância à disposição e uma sala de observação individual para que pacientes com doenças infectocontagiosas possam receber os primeiros cuidados. A UPA contará com três médicos de plantão por dia, equipe de enfermagem, serviço social e administrativo, e farmácia. As enfermarias são classificadas como amarela, destinada aos pacientes de média complexidade, vermelha, paciente grave e azul, de repouso", observou.

A secretária garantiu ainda que além da equipe de clínicos, o plantão na unidade também ganhará o reforço de pediatras.
- Há uma dificuldade na contratação de pediatras em todo país, mas estamos nos empenhando para completar o quadro com este profissional para atuar todos os dias da semana -, disse acrescentando que quatro pediatras já começarão atuar.
O diretor superintende do Hospital Público Municipal (HPM), Fernando Diogo também falou da importância da UPA do Lagomar. “Com esta nova unidade, os pacientes terão seu primeiro atendimento e só os casos graves serão encaminhados para o HPM que é um hospital para atendimento de alta complexidade”, frisou.

A UPA Lagomar teve investimento de R$ 3,9 milhões e será administrada via Organizações Sociais, com o objetivo de reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população.

Estado amplia oferta de água para Lagomar

A visita de Cabral, que estava acompanhado do vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, também marcou a implantação do novo tronco distribuidor para abastecimento de água no bairro Lagomar.

De acordo com o governador, a ampliação da oferta de água para o Lagomar também foi um pedido do prefeito. "Havia obra inacabada de água, com canos instalados sem estrutura e maquinário para que a água chegasse. Fizemos grande investimento e hoje começa uma nova fase no Lagomar, que não acaba aqui. Vamos continuar a ampliar a instalação de novos canos e novas estruturas de água para cobrir todo o bairro", acrescentou Cabral.

Para o vice-governador Pezão, a inauguração da UPA e a melhoria no abastecimento de água fortalecem a parceria entre prefeitura e Estado.
"Essa é a forma que administramos, com parceria e trabalho em conjunto", assinalou Pezão.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, a Cedae está colocando em operação 12,6 mil metros de rede distribuidora já executada no passado que não haviam ainda funcionado.

- Vamos continuar a obra em parceria com a prefeitura de Macaé e estender para outros bairros – informou Victer. O superintendente da Cedae Macaé, Fernando Arruda, detalhou que os trechos entre as ruas W12 e W14 e entre a Rua W5 e a Avenida Quissamã foram os primeiros a receber a intervenção.

- Entramos com a rede fazendo a ligação domiciliar para todos os moradores da área - explicou. Segundo a Cedae, estão sendo assentados 3.020 metros de tronco distribuidor. "Esse projeto faz parte do programa de aumento da oferta de água para Macaé que já ampliou o abastecimento de 320 litros por segundo em 2007 para 700 litros por segundo na atualidade", avaliou o diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva.

De acordo com o diretor, o objetivo é chegar a 35 quilômetros de rede, fora os troncos. "Estamos recuperando por quarteirão e fazendo a obra sequencialmente", disse Heleno Silva.


Fotos Relacionadas