Foto: Robson Maia
O prefeito Riverto Mussi se reuniu com secretários e representantes da Petrobras e do Iser.
O prefeito Riverton Mussi, os secretários de Ambiente e da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, de Fazenda, Cassius Ferraz, e o subsecretário de Ambiente, Fernando Marcelo Manhães, se reuniram nesta terça-feira (22) com representantes da Petrobras e do Instituto Superior de Estudos Religiosos (ISER) para discutir o trabalho em conjunto da Agenda 21 Local e o Programa Petrobras Agenda 21, voltado para a comunidade pesqueira.
- Nossa maior preocupação é que os projetos externem de fato as necessidades das comunidades, como foi no subsídio para os pescadores e na revitalização que está começando do Mercado de Peixes – afirmou o prefeito, citando o projeto que está dentro do Planejando Macaé, coordenado pelo secretário de Governo, André Braga.
O secretário de Ambiente, Romulo Campos, ressaltou que a secretaria e a Câmara Permanente de Gestão vão dar todo o apoio para o fortalecimento da articulação das duas Agendas 21. “A expectativa é que o trabalho seja feito cada vez mais em conjunto”, disse.
Segundo o coordenador da Agenda 21 Local e subsecretário de Ambiente, Fernando Marcelo Manhães, a Agenda 21 Local realiza o trabalho de monitorar, controlar e consolidar as deliberações comunitárias. “Tudo que as comunidades decidiram em fóruns participativos, conferências, resoluções de conselhos, estamos unindo em uma planilha para que essas deliberações estejam contempladas no orçamento municipal”, citou.
O Programa Petrobras Agenda 21 visa incentivar a realização de atividades que desenvolvam o potencial socioeconômico existente nas comunidades, com foco na população da Barra e Nova Holanda e prezando pelo desenvolvimento sustentável.
De acordo com a gestora ambiental da Petrobras, Carolina Benassuly, o objetivo é aproximar a Petrobras dessas comunidades, que têm interferência com a pesca, e fortalecer as instituições desses bairros.
A reunião contou com a presença da especialista em meio ambiente, Alda Corral, do gerente da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Britto e outros representantes da Petrobras.