Foto: Robson Maia
Reunião discute reajuste salarial para professores
A prefeitura de Macaé vai promover a equiparação salarial dos professores de nível C com profissionais de nível superior. Esse foi um dos resultados da reunião do prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB) com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), nesta terça-feira (3), no gabinete. O sindicato apresentou uma pauta de reivindicações ao prefeito, que confirmou a elaboração do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para a categoria. O secretário de Educação, Guto Garcia e a secretária de Administração, Carla Mussi, participaram do encontro.
- No Plano de Cargos, haverá uma discussão mais aprofundada sobre os benefícios reivindicados pelos professores – afirmou o prefeito, garantindo que o Plano de Cargos será uma forma de reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos professores. A equiparação salarial dos professores nível C deve beneficiar cerca de 1,1 mil profissionais.
O primeiro ponto de pauta apresentado pelo grupo foi o reajuste salarial - o coordenador do Sepe, Alexandre Elias, explicou a importância deste ponto para a classe e em seguida, o prefeito fez o anúncio. Outro assunto levantado na reunião foi a escolha dos diretores das escolas municipais. “Os diretores são escolhidos mediante eleição e a prova de qualificação”, disse Riverton.
Segundo o prefeito, será realizado um concurso público em novembro para diversas categorias, inclusive educação, saúde e limpeza pública. “O crescimento acima da média nacional em Macaé demanda investimentos para atender a população em serviços cotidianos como novas unidades de saúde, educação, aumento da rede de saneamento, necessidade de expansão de todos os serviços públicos”, citou.
O prefeito ainda informou que seis novas creches estão em licitação, além das escolas da Bicuda, Córrego do Ouro, Lagomar – duas unidades -, Parque da Cidade e Bosque Azul. Das seis novas creches, duas são em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com a secretária de Administração e presidente da Comissão de Revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, Carla Mussi, as reuniões para a elaboração do novo Plano de Cargos são promovidas com análise técnica do Plano antigo para que o novo seja elaborado segundo as necessidades atuais da categoria.
Com relação ao Plano de Cargos Carreiras e Vencimento, o secretário de Educação, Guto Garcia, mais uma vez ressaltou que é um processo diferente do Plano de Metas, que estabelece metas que, se atingidas, serão utilizadas para concessão de bônus salarial. “Com relação ao Plano de Metas, estamos iniciando uma pesquisa com todos os professores da rede, para ouvir o que pensam a respeito. Se ficar claro que não é de desejo dos professores, não faremos o plano de metas”, explicou Guto.
O prefeito afirmou que quer o melhor plano de cargos e salários possível para o magistério de Macaé e que irá acompanhar as discussões da comissão.
- É importante destacar a disposição do prefeito de resolver a distorção salarial em relação ao Professor C, resguardando as discussões do PCCV - comentou Guilhermina Rocha, que também é coordenadora do SEPE.
O prefeito também concedeu abono de falta, referente à questão funcional, para os dias 23 de fevereiro e 31 de março, quando houve paralisação da classe. “Entendo ser um direito da classe”, ressaltou Riverton Mussi. “Esta medida representa o reconhecimento do direito de greve, e consideramos muito importante”, ressaltou Guilhermina.
Sobre o Transporte Intermunicipal, a Secretária de Administração, Carla Mussi explicou que já foi solicitado o levantamento de todos os servidores da Educação que residem fora de Macaé e que necessitarão do benefício. Além disso, a partir do dia 16 de maio, será feito o recadastramento de todos os servidores da prefeitura. “Após essa verificação, veremos o impacto financeiro para também conversarmos com a categoria”, disse Carla.
- Achamos importante esse benefício, em especial para os professores que têm uma característica diferente de outras classes, sendo, grande parte, provenientes de outros municípios - explicou Alexandre Elias. A Coordenadora Extraordinária de Recursos Humano da prefeitura, Ana Beatriz Cooper, também participou da reunião.