logo

Prefeito e vice-prefeita inauguram escola da Bicuda

22/12/2012 09:54:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Escola possui dez salas de aula e 1,4 mil metros quadrados construídos

Duzentos e oitenta alunos da região serrana de Macaé começam dia 18 de fevereiro a estudar na Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, inaugurada nesta sexta-feira (21) pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) e a vice-prefeita Marilena Garcia (PT) na Bicuda Grande, localidade do distrito Cachoeiros de Macaé.

- Abrir escolas é trilhar o futuro da juventude. A educação registrou diversos avanços nos últimos anos e no caso da Bicuda, outras ações impulsionaram o desenvolvimento da localidade, como a redução do preço da passagem, que estimulou que o morador trabalhe na sede da cidade – comentou o prefeito, informando a chegada de 40 ônibus novos para o município da empresa que tem a concessão do transporte coletivo. Os ônibus começam a operar em janeiro.

A vice-prefeita Marilena Garcia destacou que a atual administração promoveu um “real processo de democratização da educação” no município. “A inauguração da escola é uma reivindicação antiga da comunidade e fundamental para o progresso do distrito”, pontuou Marilena, acrescentando a parceria estabelecida com o prefeito Riverton nos últimos quatro anos. “A maturidade que nós demos a Macaé deve ficar registrada”, disse.

A escola ganhou o nome de Tarcísio Paes de Figueiredo por indicação do vereador George Jardim, também presente na solenidade e autor da indicação para a construção da unidade.

A Lei 3754 de 2012 deu nome à escola e foi entregue pelo prefeito aos filhos do homenageado: Tarciana, Tarcísio e Lúcio Alexandre.

- Aqui o aluno terá estrutura para estudar e o professor e demais funcionários, para trabalhar, contribuindo para o desenvolvimento educacional da Bicuda. O nome de Tarcísio foi escolhido porque ele era uma pessoa muito querida pela comunidade, um grande professor que está no coração de todos – citou o vereador reeleito representante do Legislativo, que também indicou a implantação do Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola.

Os vereadores eleitos Welbert, Amaro Luis, Júlio César de Barros (reeleito) e Cesinha também participaram da inauguração, além dos secretários de Educação, José Augusto Abreu e de Limpeza Pública, Carlos Eduardo Jardim.

Segundo o diretor da escola, Alexandre Messias, a unidade possui dez salas de aula, 1,4 mil metros quadrados, refeitório, administração, laboratório de informática, quadra poliesportiva, biblioteca, totalizando sete blocos de edificação. Construída com tijolo ecológico e eucalipto tratado, a escola possui adaptação para cadeirantes e capacidade para atender 450 alunos/dia do Ensino Médio, Ensino Fundamental e EJA. Quatro refeições diárias são servidas na escola: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

O filho de Tarcísio Paes de Figueiredo, também chamado Tarcísio, recebeu a homenagem concedida ao pai e lembrou que ele era apaixonado pela Bicuda, pelas pessoas e pela educação. Já o pastor Marcílio Gomes proferiu uma mensagem e fez uma oração para o bom funcionamento da escola. O pastor Josiclei também participou.

Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu, com a inauguração da escola, Riverton encerra “com chaves de ouro” o investimento em educação, entregando obras de qualidade. “A escola pode alavancar o desenvolvimento cultural e educacional do distrito”, avaliou.

Governo Riverton: 33 escolas em tempo integral

O prefeito Riverton Mussi, que implantou 33 escolas em horário integral, Colégio de Aplicação, Colégio de Idiomas, 105 laboratórios de informática com 1.226 máquinas, inaugurou 19 lan houses públicas, que atendem em média 17 mil pessoas/ mês, manteve o programa Analfabetismo Zero, com aulas especiais de alfabetização em 13 escolas, também foi responsável, ao lado da vice-prefeita Marilena Garcia, pela manutenção de cinco módulos do Cemeaes, de apoio ao escolar, oito mil alunos beneficiados com transporte escolar e 50 mil refeições diárias na merenda escolar, incluindo café da manhã, almoço, lanche e jantar.

A valorização dos profissionais da educação também marcou o governo Riverton. “Nenhuma administração pública fez mais para o servidor do que a nossa. A implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV) é um exemplo, além do Plano de Cargos da prefeitura”, citou. Já no Ensino Superior, a prefeitura construiu a Cidade Universitária, que disponibiliza 15 cursos de graduação. A FemaSS, faculdade municipal, passou a ser gratuita no governo Riverton, oferecendo três cursos superiores para os jovens.

A educação profissional também foi foco: o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) qualificou em quatro anos cerca de 20 mil pessoas. Além disso, para alunos com necessidades especiais, a prefeitura disponibiliza a unidade Lions, para crianças com deficiência auditiva, e a Ancyra Gonçalves Pimentel, para os alunos com deficiência visual. A rede conta ainda com 24 salas multifuncionais.


Fotos Relacionadas