Prefeito entrega 307 casas populares e consolida política habitacional

27/07/2006 21:16:30 - Jornalista: Janira Braga

“Agora tenho a minha casa própria e posso dizer que vou viver com dignidade”. Com estas palavras, a dona de casa Rosemary Alain, mãe de seis filhos, definiu o que sentiu, ao receber nesta quinta-feira (27), as chaves de sua casa popular, localizada no Bosque Azul 3, no bairro Ajuda. A família de Rosemary é uma das 307 beneficiadas com a inauguração - feita há pouco pelo prefeito Riverton Mussi - dos dois primeiros blocos do Condomínio Cidadão, que consolida a política habitacional do município e inaugura um novo conceito de habitação popular. Cerca de 1,2 mil pessoas são beneficiadas.

As 307 casas foram construídas em uma área de 150 mil metros quadrados no Bosque Azul, onde em terrenos em anexo serão construídas mais unidades habitacionais. “O meu sonho é construir quatro mil casas. Estamos trabalhando para atingir inicialmente 2,5 mil unidades, mas vamos lutar para ampliar este número e chegar a quatro mil”, destacou o prefeito, que inaugurou as casas acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes.

Os beneficiados são famílias cadastradas pela Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa) que viviam em áreas de risco e em Áreas de Preservação Ambiental (APA). “A gente tomava banho de balde, não tinha banheiro e as crianças ficavam doentes com estas condições. Agora realizo o sonho da casa própria”, acrescentou Rosemary. Os beneficiados pagarão R$ 50 por mês durante seis anos para quitar a unidade.

Para o prefeito Riverton, que estava visivelmente emocionado durante a entrega simbólica das chaves, a oportunidade de entregar o Condomínio Cidadão é uma ação que deve ser estendida. “De imediato, vamos construir 468 unidades aqui na Ajuda para moradores do Novo Rio, Colônia Leocádia, Nova Malvinas e outros lugares, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades. Na parte alta da área vamos construir 496 apartamentos dentro do Programa de Arrendamento Residencial e outras 112 unidades para servidores municipais”, detalhou.

O superintendente de negócios da CEF, Rider de Azevedo Gonçalves Filho, participou da inauguração e recebeu agradecimento do prefeito pelo empenho nas ações habitacionais de Macaé. “Macaé assinou convênio com a Caixa Econômica Federal que garante o investimento de R$ 89 milhões na construção de unidades habitacionais. É o maior no interior”, comentou o prefeito.

O presidente da Associação de Moradores do Ajuda, Rogério de Souza, comemorou a entrega das casas. “As famílias terão uma moradia decente”, disse.

Beneficiados eram moradores de área de risco

O presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, explicou que os beneficiados são moradores da Casa do Caminho e Pousada Novo Cavaleiros (que viviam em áreas invadidas), Pousada Brisa da Costa (que viviam em uma área na Ladeira de Sant´ana que desabou), Rua Medeiros (Nova Esperança), Ilha Colônia Leocádia (área alagadiça) e lugares espalhados pela cidade. “Nosso objetivo é retirar as famílias de áreas de risco, de áreas de invasão e da beirada do rio. Fazemos parte de um governo que tem preocupação com a periferia”, pontuou Cabral.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, informou aos moradores do Condomínio Cidadão que eles vão morar em um local dotado de infra-estrutura urbana completa.
“A prefeitura construiu as redes de água pluvial e de esgoto, asfaltou as ruas do condomínio, implantou a Estação de Tratamento de Esgoto, construiu o muro e as portarias. Além disso, o Condomínio Cidadão será um dos primeiros do estado de cunho popular a ter gás canalizado. A Cedae instalou a rede de água potável e a Ampla, de energia elétrica”, explicou Tadeu.

Cada bloco do condomínio terá uma área de lazer com quadra poliesportiva e espaço para entretenimento. Quatro ruas principais e 35 vias transversais compõem o cenário das casas populares. São 200 residências de um quarto, cem de dois quartos e sete totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais, com portas especiais, barras de inox, banheiros e rampas. Todas podem ser ampliadas porque foram construídas em sistema modular.

- Estou saindo de uma área de risco para dormir com tranqüilidade, o que é o sonho de qualquer cidadão – afirmou a chefe de família Márcia Barcelos, de 29 anos, mãe de duas filhas, uma portadora de necessidades especiais. Márcia se enquadrou na cota de mulheres chefes de família que terá a casa – adaptada para a filha - em seu nome. Já o aposentado Francisco dos Reis, de 67 anos, exibia com orgulho as chaves. “Eu morava em uma invasão no Ajuda de Baixo. A água era de ‘gato’, a luz era de ‘gato’, tudo improvisado. Agora até esgoto tratado nós teremos”, comemorou Francisco.

O vereador Paulo Antunes frisou que esta é a décima-primeira inauguração em uma semana e meia e ressaltou a importância da moradia digna para o cidadão. “Destaco a importância da cota para mulheres chefes de família”, completou o vereador Luiz Fernando Pessanha. Os outros vereadores presentes também discursaram.

O Condomínio Cidadão foi abençoado pelo diácono Antonio Drummond e pelo pastor Nilson. A inauguração também contou com apresentação da Escola Ancyra Gonçalves Pimentel. Grande parte dos vereadores participou do evento, além dos secretários municipais, do presidente da CDL, José Edmundo, e outras autoridades.