Foto: Robson Maia
Pró-Vida Cidadã e Pró-Jovem Adolescente vão funcionar na nova sede do CRAS Aeroporto
Quatro mil e quinhentas famílias, cem crianças de sete a 14 anos e cem adolescentes de 15 a 18 anos incompletos serão beneficiados com os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Aeroporto, cuja nova sede foi entregue nesta sexta-feira (30) pelo prefeito Riverton Mussi. O CRAS ganhou o nome de Paulo Roberto Pereira “Paulo Madrid”, em homenagem a Madrid, conhecido por ter sido grande atuante na área social do município, em especial, o bairro Aeroporto.
- Sabemos que todos os projetos de atenção básica à assistência social passam pelo CRAS, que desenvolve atividades esportivas e culturais para as crianças, por meio do Pró-Vida Cidadã e para os adolescentes, no Pró-Jovem Adolescente. E esta sede não poderia ter um nome melhor porque Madrid sempre atuou em várias frentes para ajudar a comunidade – destacou o prefeito.
Riverton anunciou que o bairro Aeroporto vai ganhar cerca de R$ 40 milhões em obras. “Vamos fazer a obra da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro, com a mudança do local da ETE. Toda a rede de drenagem e esgoto do Aeroporto também será realizada”, informou, completando que a ETE Aeroporto vai atender também aos bairros Ajuda, Jardim Esperança, Vila Badejo, Vilage Park, entre outros. “A obra vai ajudar a recuperar o canal Macaé-Campos”, acrescentou.
O término das obras da ETE do Lagomar também foi citado pelo prefeito. A ETE faz parte do Projeto Lagomar, que inclui obras de macrodrenagem e saneamento básico. Cerca de R$ 30 milhões foram investidos nos últimos anos pela prefeitura nas ações.
De acordo com o prefeito, a possibilidade de inclusão de Macaé no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do governo federal, vai ajudar o governo municipal a ampliar as obras de urbanização na Nova Esperança, Nova Holanda e Ajuda.
- Outra aquisição que o município está fazendo é de doze mil metros quadrados de estrutura semelhante à da Unidade de Pronto Atendimento da Barra para a construção do Centro de Saúde da Mulher, na Aroeira e de sedes do Estratégia Saúde da Família, onde existem imóveis alugados – afirmou.
Vereador destaca importância do
Centro de Referência de Assistência Social
Crianças e adolescentes do Aeroporto, Ajuda e Barreto serão beneficiadas com as atividades do Centro de Referência de Assistência Social, dentro da política pública de territorialidade.
O vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, que indicou o nome de Paulo Madrid para a nova sede e acompanhou o andamento da obra, ressaltou que o CRAS é a porta de entrada do serviço social. “Sempre lutei para que esse sonho se tornasse realidade, a secretaria de Assistência Social tem um corpo técnico empenhado para resolver problemas sociais e daqui, as assistentes sociais farão encaminhamento para os programas sociais”, frisou.
Os programas sociais para moradores de rua também foram citados pelo vereador. “Macaé é uma das únicas cidades do Brasil a ter política para moradores de rua”, observou Julinho.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, ações socioeducativas voltadas para arte, esporte e cultura serão oferecidas para as crianças em contraturno, ou seja, no horário em que elas não estiverem na escola. “Já os adolescentes passam por um processo de socialização e cidadania”, detalhou, acrescentando que na parte da manhã, as atividades são promovidas das 8 às 12 horas e à tarde, das 13 às 17 horas.
Bárbara explicou que as 4,5 mil famílias ligadas ao CRAS compõem a meta do Centro de Assistência Social e fazem parte de diversos programas e projetos sociais. “Projetos como Escola de Pais, Geração de Renda, sala multiuso são desenvolvidos para as famílias”, explicou a secretária.
A sede do CRAS ocupa uma área de 350 metros quadrados com acessibilidade para cadeirantes, cinco salas, cozinha, secretaria. O projeto futuro é construir uma quadra poliesportiva coberta na estrutura.
O amigo Ivan de Souza Pinto prestou uma homenagem a Paulo Madrid. Os vereadores Lúcio Mauro, Chico Machado, Ronaldo Gomes, Carlos Emir, secretários, a gestora do Fundo de Assistência Social, Lúcia Regina, a coordenadora do CRAS, Elizabeth Laurindo, Atilano Rocha, e a comunidade em geral participaram da inauguração.