logo

Prefeito festeja com população 199 anos de Macaé e anuncia inauguração da UPA

29/07/2012 14:10:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Pelotões militares e civis compuseram desfile cívico

Líder no Índice de Desenvolvimento Municipal do Estado do Rio de Janeiro, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), graças aos investimentos que a prefeitura faz nos setores de educação, saúde e geração de emprego, e capital nacional do petróleo, Macaé comemora neste domingo (29) 199 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito Riverton Mussi (PMDB) comemorou com a população o aniversário da cidade em duas solenidades cívicas: o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, ocorrida em frente à sede do Executivo e o desfile, na Linha Vermelha.

- Temos muito o que comemorar. Macaé passa por um desenvolvimento grande impulsionado pelo arranjo do petróleo, com perspectiva do pré-sal e a prefeitura de Macaé trabalha 24 horas por dia para garantir à população qualidade de vida em setores como saúde, educação, urbanização, planejamento, mobilidade, participação popular e apoio à segurança. A próxima inauguração que representa mais uma ampliação na rede de saúde será a Unidade de Pronto Atendimento do Lagomar, em parceria com o governador Sérgio Cabral, que será entregue nesta quinta-feira (2) - informou o prefeito.

A comemoração cívica do aniversário de 199 anos de Macaé começou às 9 horas, quando o prefeito Riverton fez o hasteamento da bandeira do Estado do Rio; o presidente da Câmara, vereador Paulo Antunes (PMDB), de Macaé e o capitão de corveta imediato da Capitania dos Portos, Jefferson Oliveira, a nacional.

Em seguida, o desfile cívico lotou a Linha Vermelha e apresentou como tema "Democratização da Educação". Muitas famílias prestigiaram a comemoração e assistiram às passagens do pelotão. Acompanhado da presidente de honra dos grupos da terceira idade, Margarida Mussi, da vice-prefeita Marilena Garcia, de autoridades militares, do presidente da Câmara, demais vereadores e secretários, o prefeito recebeu com entusiasmo todos os pelotões do desfile, como da Melhor Idade, formado pelo Conselho do Idoso, subsecretaria do Idoso, grupos da Coordenadoria da Terceira Idade e Asilo.

O desfile começou com a passagem das corporações Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e secretaria de Limpeza Pública. Após a Melhor Idade, foi a vez dos diversões pelotões da educação, comandados pela secretária e vice-prefeita Marilena Garcia.

Para o presidente da Câmara, Paulo Antunes, Macaé avançou em diversos setores, e deve continuar realizando projetos que ampliam a qualidade de vida da população. "É sempre uma honra e orgulho participar das festividades de aniversário de Macaé. Os 200 anos se aproximam e a expectativa de ver nossa cidade continuar crescendo e se consolidando como pólo econômico é cada vez maior. Por isso, o poder legislativo não está medindo esforços para que os macaenses tenham cada vez mais qualidade de vida e oportunidades", ressaltou Paulo Antunes.

Vice-prefeita anuncia entrega de 11 escolas

Segundo Marilena Garcia, onze escolas municipais serão entregues para a população até o final do ano. "A educação em Macaé comemora a conquista de projetos como o Colégio de Aplicação, em tempo integral; o curso de idiomas, completo, com duração de quatro anos e aprovado pelo Ministério da Cultura. Macaé forma sua juventude para uma cidade internacionalizada. Outra conquista é o curso para o servidor de pós-graduação em administração pública", citou.

Pelotão das bandeiras, bandas marciais de escolas, pelotão da educação infantil, de professores, diretores e orientadores, auxiliar de serviços escolares, Cultura da Paz, "Minha Escola Querida", "Macaé Mais Feliz", Ensino Fundamental, Cetep, escola de qualificação, Funemac, Cidade Universitária, FemaSS, Colégio de Aplicação e Centro Municipal de Idiomas fizeram parte da comemoração.

A Fundação Macaé de Cultura também desfilou, comandada pela presidente Sheila Polly; além da Fesportur, a secretaria do Ambiente; secretaria de Desenvolvimento Social, Projeto Nova Vida. Entre as instituições, Apae, Amada, grupo de escoteiros e Motoclube. Duas bandas convidadas também participaram: de Queimados (RJ) e Itaperuna (RJ).

No palanque oficial, montado na Linha Vermelha, diversas autoridades militares acompanharam as apresentações como o comandante do 9º grupamento do Corpo de Bombeiros, Jorge Coutinho e o primeiro tenente Fabrício Martins, chefe de seção de operações do Forte Marechal Hermes, entre autoridades civis.


Fotos Relacionadas