Foto: João Barreto
Prefeito destaca importância do esporte paraolímpico como incentivo à prática esportiva e maior oportunidade de qualidade de vida
A equipe de basquete paraolímpico de Macaé já pode ir preparando as malas. Durante reunião na terça-feira (15), o prefeito Dr. Aluízio garantiu à equipe todo o apoio necessário, como o transporte e a alimentação durante a viagem, para que o grupo possa disputar o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão de Basquete em Cadeira de Rodas, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro na cidade de Maceió, Alagoas. Doze atletas, todos eles macaenses, irão defender o município e tentar uma vaga na primeira divisão da modalidade para o ano que vem.
Além do apoio para a competição, Dr. Aluízio também garantiu suporte para as demais atividades realizadas pela equipe, como a aquisição de materiais esportivos, uniformes e a recuperação da quadra poliesportiva do colégio CIEP Maringá, local já utilizado anteriormente para os treinos do grupo e que será totalmente reformada a partir da próxima semana. Um setor específico para as atividades paraolímpicas também deve ser criado na Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur).
Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito visitou a quadra do CIEP Maringá junto aos atletas para definir as melhorias necessárias para o local, que deverá ficar durante um mês recebendo os reparos apontados pela equipe. De acordo com o prefeito, o apoio para o esporte paraolímpico, além de ser um incentivo ao esporte, também mostra o interesse do governo municipal em garantir maior oportunidade e qualidade de vida para os as pessoas com deficiência.
- No caso do esporte paraolímpico, o apoio para os treinos e viagens em competições incentiva o atleta a se aprimorar cada vez mais para as disputas e, acima de tudo, dá um novo sentido à vida daquelas pessoas que, por conta da deficiência, têm que enfrentar tantas barreiras físicas e psicológicas e muitas vezes sem veem sem esperanças e perspectivas com relação ao futuro - comentou.
O coordenador do programa Macaé Paraolímpico da Fesportur, Antônio Carlos Brito, o “Totonho”, diz que a reforma da quadra do CIEP Maringá trará benefícios para os atletas e para os alunos da unidade de ensino e para a comunidade em geral.
- É uma das melhores formas de promovermos a inclusão, pois ao treinarmos na quadra do colégio, toda a comunidade educacional também se envolve com a atividade. Isso ficou muito visível hoje, com nossos atletas treinando e os alunos assistindo tudo da arquibancada. Com a reforma da quadra, vamos também ampliar alguns projetos como o PIDES (Projeto de Iniciação Desportiva), criando um novo núcleo no CIEP Maringá para atender a comunidade em geral - ressaltou.
Para selar a nova fase da equipe paraolímpica de basquete, um jogo treino entre a equipe de Basquete em Cadeira de Rodas do município, a Associação Macaé de Basquete e uma equipe de alunos do CIEP Maringá, ficou acertado para o sábado (19), na quadra do colégio, a partir das 9h.
- Essa iniciativa só veio agregar ao nosso projeto de socialização da comunidade com a escola. Depois de tudo o que aconteceu no CIEP Maringá, reformar a quadra, a escola e trazer atletas para conviver com os estudantes, devolve ao colégio o papel de protagonista do processo de socialização e integração. Tira o aluno de um universo de violência e o coloca num ambiente de esporte, com novos incentivos e novas perspectivas - completou Dr. Aluízio.