Foto: Robson Maia e Guga Malheiros
No CVT, serão oferecidos nove cursos profissionalizantes de qualificação
Dois investimentos de grande porte – um público e um privado – foram fixados em Macaé nesta quinta-feira (13) graças à articulação do prefeito Riverton Mussi com as equipes das áreas econômica e de educação. Ao lado do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo da Costa, o prefeito inaugurou o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), próximo à Cidade Universitária, uma parceria da prefeitura com o governo do Estado.
Um pouco antes, o prefeito participou com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, da inauguração da recém-construída fábrica da sueca Trelleborg em Macaé, em Cabiúnas. Riverton destacou que os dois investimentos dão fôlego à geração de emprego e renda no município.
- O Centro Vocacional Tecnológico amplia a oportunidade de qualificação profissional em Macaé, que já tem o Cetep, onde cerca de 18 mil certificados de cursos profissionalizantes, de qualificação, aperfeiçoamento e especialização foram entregues. O CVT, mais uma grande parceria com o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, é outra porta que se abre para a capacitação profissional de nossa população – comentou o prefeito.
Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o CVT se junta ao Cetep na capacitação profissional. “Macaé necessita de apoio dos governos estadual e federal para dar conta da demanda de qualificação”, observou.
Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo, o CVT é um marco para Macaé. “Os investimentos que são feitos aqui não se resumem a novas fábricas, novas indústrias, mas também significam a melhoria da vida dos cidadãos de Macaé para que eles possam participar do desenvolvimento econômico da cidade”, avaliou.
No CVT, serão oferecidos nove cursos profissionalizantes de qualificação: Informática I (Windows e Word), Montagem e Manutenção de Computadores, Auxiliar de Administração de Redes, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro de Obras, Encanador, Instalador Predial e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
O Centro tem capacidade para receber até 2,5 mil alunos por ano. O CVT conta com cinco laboratórios, sendo três na área de Informática e mais dois para Desenho Técnico, seis oficinas para aulas práticas dos cursos na área da Construção Civil, dez salas de aula, uma sala de estudos e um auditório multimídia. Para fazer os cursos, os candidatos devem aguardar processo de seleção, que será feito pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec). Os CVTs são escolas profissionalizantes mais modernas e oferecem cursos de acordo com a demanda econômica de cada região, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Trelleborg inaugura fábrica
Antes da entrega do CVT, o prefeito participou da inauguração da fábrica da Trelleborg, líder global na fabricação de soluções baseadas em polímeros e espuma sintática para o setor de óleo e gás de alto mar. A nova fábrica conta com o maior navio privado para teste de pressão hidrostática do mundo.
- Quero agradecer toda a equipe da prefeitura de Macaé e do governo do estado pela escolha de nosso município para a instalação da fábrica da Trelleborg. O Executivo municipal garantiu o apoio para a indústria, além do Legislativo e do Executivo estadual. A família Trelleborg participa desse desafio que é o crescimento de nosso município e de nosso estado. E a Trelleborg colabora com o crescimento de Macaé, de nosso estado e nosso país – ressaltou Riverton.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, comentou que a fábrica consolida um processo de política dos governos municipal, estadual e federal de trazer para o Brasil, em particular para o Estado do Rio, empresas em torno do petróleo. “Não nos basta apenas produzir petróleo, o que é importante. O Brasil tem perspectiva grande na área do petróleo e isso facilita que façamos política industrial que permita a instalação de empresas no Brasil, em particular no Rio e em Macaé”, citou.
A fabricação de produtos que ainda não são produzidos no Brasil foi destacada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos. “A fábrica vai criar possibilidade para fornecer não só para a Bacia de Campos, mas também para todas as bacias que existem em nosso país, neste momento crescente de exploração do petróleo. Macaé sai da fase de serviços e entra na fase da indústria, da produção”, pontuou.
De acordo com o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Navega, o empreendimento oportunizará para Macaé mais quatro ou cinco indústrias do segmento. Ele também lembrou a busca pelo governo municipal pela instalação da fábrica do município. “São 200 empregos e indústria vai exportar, é a primeira fábrica da Trelleborg no Brasil e uma oportunidade única de atrair mais indústrias”, avaliou.
Fredrik Meuller, presidente da divisão Offshore e Construction da Trelleborg, comentou que a empresa tem uma estratégia contínua de investir em mercados com potencial de crescimento promissor. “Após as grandes descobertas de petróleo e gás ocorridas na costa do Brasil nos últimos anos, aumentar nossa presença e suporte ao cliente nessa região tão importante foi um passo lógico”, disse.
A cônsul geral da Suécia, Louise Anderson, a presidente da Codin, Conceição Ribeiro, o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz, o vereador Maxwell Vaz e o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, também participaram da inauguração da fábrica.