Foto: Robson Maia
Com a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, prefeito Riverton Mussi ressalta importância da implantação da nova biblioteca do Sana
SANA – O prefeito Riverton Mussi (PMDB) passou a tarde de sexta-feira (6) no distrito do Sana, onde conversou com a comunidade e garantiu a realização de projetos de cultura, esporte e obras. O presidente da Associação de Moradores do Sana, Galvan Jandre, acompanhou o prefeito durante a vista.
Com a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, Riverton visitou as futuras instalações da Biblioteca Municipal Osmar Sandemberg, que funcionará dentro do complexo esportivo e cultural do distrito em uma estrutura já existente, na descida da Escola Municipal do Sana.
- Vamos fazer todas as adequações necessárias para que a Biblioteca continue cumprindo seu papel de levar cultura para nossas crianças, jovens e a comunidade em geral, em um lugar de maior acessibilidade e próximo da escola – afirmou o prefeito.
Segundo a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, a prefeitura, por meio da Fundação, adquiriu 1.885 livros para bibliotecas municipais, inclusive do Sana. “Queremos incentivar a leitura entre crianças e jovens porque o livro abre o caminho da formação do cidadão de bem e dá oportunidade de enriquecimento do saber, fundamental nesta sociedade da informação”, comentou Sheila Polly, acrescentando que a biblioteca terá um Espaço Infantil e o Centro de Memória Osmar Sandemberg.
O presidente da Associação de Moradores, Galvan Jandre, opinou que a biblioteca ficará em um local de bom acesso. “É caminho da escola, o que vai estimular os alunos a ler”, observou.
Após a definição da nova área da biblioteca, Riverton conferiu a obra da construção da cobertura em estrutura metálica, na quadra da Escola Municipal do Sana e conversou com os educadores da unidade escolar. “A Escola Municipal do Sana ficou entre as dez melhores do Estado do Rio, graças ao resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e queremos continuar garantindo para Macaé uma educação de qualidade, o que também passa pela prática de atividades esportivas”, citou.
A Escola Municipal do Sana possui 290 alunos, sendo que as aulas são ministradas em tempo integral (das 7h40min às 14h40min) do primeiro ao nono ano, com fornecimento de três refeições. As aulas à noite são do Ensino Médio Regular e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e também garantem refeição para os alunos.
Obra do orçamento participativo é feita na Cabeceira do Sana
O prefeito Riverton também vistoriou a obra da construção da quadra poliesportiva coberta na Cabeceira do Sana, uma escolha do orçamento participativo. “O orçamento de Macaé tem hoje 12 propostas aprovadas e em andamento dentro do orçamento participativo de 2011 e mostra que a população é a grande voz dentro do poder público municipal”, destacou o prefeito.
Com o presidente da Empresa de Saneamento Municipal (Esane), Marcos Túlio Abreu, o prefeito conferiu a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto do Sana. “Em um mês, a obra está concluída. Enquanto isso, 50% da estrutura da ETE, que já passou pelas intervenções necessárias, está fazendo o trabalho. O modo de funcionamento da ETE continua o mesmo, com processo aeróbico e anaeróbico, mas mudamos o componente e adicionamos mais dois filtros antes do descarte final”, explicou Marcos Túlio.