Foto: Robson Maia
Centro de Convivência foi equipado com sala de fisioterapia, academia, restaurante, sala de estar e ambulatórios
Ana Rosa dos Santos, de 84 anos; Alzira Diniz, de 71 anos; Miriam Ribeiro, de 67 anos e Antônio Ferreira, de 78 anos, têm histórias diferentes de vida. Mas nesta terça-feira (12), as vidas dessas pessoas e de mais 1.380 cidadãos da terceira idade se cruzaram. E irão se encontrar sempre, a partir de agora. Motivo: a inauguração, feita pelo prefeito Riverton Mussi e pela vice-prefeita Marilena Garcia, do Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi, no bairro Ajuda, construído em uma área de dez mil metros quadrados.
- Essa obra é inaugurada para incentivar a convivência entre pessoas da terceira idade e estimular potencialidades artísticas e culturais. Para isso, o Centro de Convivência foi equipado com sala de fisioterapia, academia, restaurante, sala de estar e ambulatórios – enumerou o prefeito. O local também disponibiliza capela ecumênica, sala de apoio psicológico, sala de estar, pista de caminhada, praça de alimentação, salas para cursos de artesanato, corte e costura, música, teatro, dança, e estacionamento.
Riverton anunciou a implantação do Hospital do Idoso até o final do ano. “Além disso, assinamos contrato com a Caixa Econômica para a construção de 2.200 unidades habitacionais em Macaé. O projeto é entregar as 700 primeiras até dezembro. Todos os prédios terão o andar térreo para atender a terceira idade e portadores de necessidades especiais. O condomínio também terá um bloco para atender as mulheres chefes de família”, comentou o prefeito.
A implantação de uma escola de informática específica para a terceira idade também foi externada por Riverton, que irá solicitar apoio da empresa que opera o transporte coletivo em Macaé, com dois ônibus para atender aos grupos da terceira idade. “Tenho certeza que muitos que passaram a conviver em grupos da terceira idade têm mais qualidade de vida”, avaliou.
A chefe do gabinete do prefeito, Elma Mussi, prestou uma homenagem para a família de Elisa Lamoglia Mussi, que era sua mãe, durante a inauguração, entregando um quadro com a foto da homenageada para todos os filhos de Elisa. Já a presidente de honra dos grupos da terceira idade, Margarida Mussi, falou em nome da família e contou que hoje 23 grupos atendem a 1380 pessoas.
Marilena reafirma parceria com Riverton
A vice-prefeita Marilena recitou poesia de Mário Quintana para homenagear a terceira idade, reafirmou sua parceria com o prefeito Riverton e classificou que o governo ficará marcado na história por obras públicas “dignas” “Tenho por Riverton afeto, carinho, consideração e orgulho e estaremos juntos até o final do mandato”, afirmou.
Durante a inauguração, o prefeito convidou para subir ao palanque todos os 23 coordenadores dos grupos da terceira idade da cidade e região serrana.
De acordo com a subsecretária do Idoso e coordenadora do Centro de Convivência, Marli dos Reis, a entrega da obra marca uma nova etapa para a terceira idade de Macaé. “Todos terão oportunidade de participar das atividades devidamente preparadas por equipes especializadas”, definiu.
A secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, lembrou que a terceira idade é um dos públicos da secretaria. “Desenvolvemos um trabalho sério e focado também para portadores de necessidades especiais, crianças e adolescentes, mulheres e a família de forma geral”, disse, acrescentando que o Centro estava previsto no Estatuto do Idoso.
Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos, a terceira idade ganha a partir de agora cuidado maior humanizado. “Aqui o idoso terá o tratamento de qualidade que merece”, opinou. O vereador Carlos Emir, secretários e integrantes da Guarda Sênior e dos grupos da terceira idade participaram do evento.