Prefeito inaugura escola que vai atender 1,1 mil alunos

27/07/2006 21:31:12 - Jornalista: Janira Braga

Completo em estrutura e em qualidade de ensino. Assim o prefeito Riverton Mussi definiu o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, que acabou de ser inaugurado no bairro Ajuda, para atender 1.136 alunos. A unidade possui três mil metros quadrados somente de área construída, fora a área externa, 22 salas de aula, salas de apoio ao funcionamento escolar, como biblioteca, salas de informática, administração, diretoria, sanitários, refeitório e auditório. Uma quadra poliesportiva coberta, além da piscina, completam a estrutura do colégio.

- A educação é a base de uma sociedade bem estruturada e uma das prioridades de nosso governo. Por isso, somente no primeiro semestre, construímos 154 salas de aula novas, inauguramos a quinta unidade do Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar, na Barra, lançamos o programa Bolsa Universitária, entregamos as novas instalações da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e vamos investir ainda mais nesta área – pontuou o prefeito.

O colégio vai atender do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, além de abrigar alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Toda a escola é adaptada para portadores de necessidades especiais. Noventa e seis educadores vão trabalhar no colégio. O prefeito lembrou a história da professora Elza Ibrahim, cuja vida é contada no livro “Macaé – Nossas Mulheres, Nossas histórias”, lançado recentemente com apoio da prefeitura. “Elza Ibrahim foi uma grande educadora, comunicadora e desempenhou um papel importante para a sociedade”, analisou.

A secretária de Educação, Milmar Madureira, informou que os 1.136 alunos que irão estudar no colégio serão transferidos do Colégio Municipal Renato Martins, que será reformado para abrigar crianças de duas creches que hoje funcionam em imóveis alugados. “Hoje está começando uma nova etapa na educação de Macaé, onde serão construídas unidades escolares que terão sala de informática, sala de vídeo, área de recreação nos moldes do Colégio Professora Elza Ibrahim”, afirmou a secretária.

A vereadora Maria Helena de Siqueira Salles destacou que o Unicef apontou que as crianças de zero a seis anos de Macaé são as que têm a melhor qualidade de vida do estado do Rio. “Numa escala de zero a um, Macaé teve a nota 0,886 no Índice de Desenvolvimento Infantil, que analisou os investimentos feitos na primeira infância, demonstrando o investimento na educação pelo município”, comentou.