Foto: Robson Maia
A Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), ligada à Fundação Macaé de Cultura, recebeu nesta terça-feira (4) as suas novas instalações. A inauguração do espaço foi feita pelo prefeito Riverton Mussi e pela presidente da Fundação, Sheila Polly. Com nove anos de fundação, a Emart já registra a presença de mais de 10 mil alunos inscritos, nas diversas modalidades existentes.
O prefeito Riverton Mussi lembrou que a realização do concurso público - no qual diversas vagas de professores de manifestações artísticas como música e dança foram preenchidas - irá garantir nova dinâmica às aulas na escola.
- Há bem pouco tempo só tínhamos uma bibliotecária concursada e agora temos outros profissionais desta área. O concurso público propiciou a consolidação de muitas ações culturais e vamos avançar ainda mais, afirmou o prefeito, acrescentando que a escola de artes possui tratamento acústico nas salas, o que garante um trabalho mais personalizado para cada modalidade artística.
Sheila Polly salientou que a Fundação tem implementado várias ações na cultura, o que gera naturalmente avanços que beneficiam diretamente a população. “A arte é uma grande possibilidade de inserir os jovens dentro da sociedade, do mercado de trabalho”, comentou.
A presidente acrescentou ainda que um dos marcos da Emart foi o Edital de Cultura que contemplou 12 bandas locais com a gravação de um CD, o que possibilita melhor a divulgação do trabalho de cada um. Ela lembrou ainda que a nova instalação vai possibilitar um maior número de vagas podendo atender a grande demanda existente.
Ressaltando Maria José Guedes - que dá nome à escola -, o vice-diretor de Acervo e Patrimônio Histórico da FMC, professor Ricardo Meirelles, lembrou que a professora via a arte de uma maneira diferenciada e com muita perspicácia. “A Emart sempre teve um grande incentivo do prefeito e da presidente, isso demonstra um grande avanço para a área cultural do município”, ressaltou.
Bruno Py, diretor da Emart, pontuou a importância que o concurso público teve para a escola e falou: “Tenho que agradecer ao prefeito Riverton e a presidente, Sheila por estenderem o concurso para a EMART, já que nunca tivemos. Isso trouxe uma estabilidade muito grande e um incentivo ímpar para os professores”, afirmou.
A inauguração contou também com a participação da chefe de gabinete, Elma Mussi e as filhas de Maria José Guedes, Catarina de Siena e Maria Amélia Borges Guedes.