Foto: João Barreto
Prefeito: 'A cidade é composta por pessoas e esse é o compromisso do Executivo'
Na primeira sessão de 2016 do Legislativo macaense, nesta terça-feira (16), o prefeito Dr. Aluízio destacou que é fundamental traçar o cenário do município para este ano. De acordo com o prefeito, será um ano com dias difíceis e, a partir desta quarta-feira (17), com novos cortes de cargos comissionados da prefeitura. “É preciso que haja maturidade, responsabilidade e capacidade de vir a público. O ator político nesse momento não tem o direito de se esquivar. Em momentos difíceis é que entendemos quem são os grandes homens”, disse, acrescentando que Macaé vai crescer apesar de tudo. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Cardoso, conduziu a sessão, que contou com a presença de todos os vereadores.
Esse ano, a Prefeitura de Macaé reduziu a folha de pagamento dos servidores da administração direta em R$ 4 milhões, comparado com janeiro de 2015. A economia, com a manutenção dos direitos do funcionalismo público, foi possível com adoção de medidas como utilização do ponto biométrico e corte de cargos comissionados e contratados. A perspectiva é que a economia seja ainda maior já que, a partir deste mês, serão cortados 25% dos cargos comissionados, com estimativa de redução em R$ 1 milhão por mês, não incluindo os cortes das autarquias e fundações.
- Estamos enfrentando uma grande crise internacional que tem duas grandes vertentes. A primeira grande vertente para se dissipar é o marco regulatório. Hoje, notícias dos jornais já trazem a presidente Dilma mais sensível com a quebra do marco regulatório, que para a região do petróleo é um grande entrave. É preciso que haja mercado, é preciso que haja emprego e renda. O trabalhador não pode continuar sem o seu Norte. E o Norte do trabalhador é o emprego – pontuou Dr. Aluízio.
O prefeito agradeceu a oportunidade de abrir os trabalhos desse ano do Legislativo e destacou que a maior preocupação é com a população do município, por isso são necessários os cortes de cargos comissionados. “A cidade é composta por pessoas e esse é o compromisso do Executivo: com seus moradores”, falou Dr. Aluízio.