Foto: Robson Maia
Prefeito: "Macaé é a cidade sede do pré-sal e vai lançar outro pacote de obras para dar suporte aos novos investimentos"
Quarta maior cidade dos Estados Unidos e maior cidade do estado do Texas, Houston está mais próxima da capital nacional do petróleo, Macaé. Tudo porque o prefeito Riverton Mussi (PMDB) estabeleceu contato com entidades que representam cerca de quatro mil empresas da cidade americana no segundo dia da Brasil Offshore, que acontece até sexta-feira (17) no Macaé Centro.
Ficou acertado o estabelecimento de uma carta de intenção de cooperação técnica entre a Greater Houston Partnership, a prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) para promover a discussão sobre um novo aeroporto, fomento à educação vocacional, hospital do câncer e também empresas associadas para serem instaladas em Macaé
No seu gabinete montado na feira, o prefeito se reuniu com o representante da Greater Houston Partnership, John Cuttino, o diretor do Portal Commerce e Logistics, Kevin Schroeder, o diretor do Portal Middle, Carlos Guimarães, representantes da Seacon, entre outros empresários e representantes de instituições comerciais dos EUA.
- Macaé é a cidade sede do pré-sal. Oitenta por cento do petróleo nacional são produzidos na Bacia de Campos, nossa logística ganha força com a duplicação confirmada da BR-101 entre Macaé e Campos, o novo porto, a revitalização do aeroporto e toda a infraestrutura que preparamos para o município, como a macrodrenagem, a urbanização dos bairros, a ampliação dos cursos de graduação e técnicos no município. A cidade está preparada para grandes investimentos e a prefeitura fornece o suporte para as empresas – afirmou o prefeito.
O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega, ressaltou que a indústria do petróleo agrega valor e mão de obra qualificada. “Nossa produção de petróleo vai aumentar para quatro milhões de barris até 2015”, pontuou. Segundo o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, a busca de investidores em áreas diversas mostra a consolidação de Macaé como referência em petróleo nacional e a possibilidade de captação de mais investimentos.
O diretor do Portal Middle, Carlos Guimarães, comentou que a reunião discutiu a internacionalização das empresas associadas, a possibilidade de empresas de Macaé serem inseridas no Estado do Texas e vice-versa. “Novos investimentos virão para o Brasil, com o pré-sal, as Olimpíadas, a Copa do Mundo e Macaé está sendo visada”, observou.
O diretor do Portal Commerce e Logistics, Kevin Schroeder, informou que o Portal representa diversas empresas na área de tecnologia portuária, com alta tecnologia e gerenciamento de controle. “Até agora nenhuma empresa ligada a nossa entidade tem negócio em Macaé, mas existe a possibilidade de implantarmos empresa no município. No estado do Texas e na cidade de Houston, nos últimos três anos, todo mundo está falando de Brasil. É uma onda de empresas que estão sabendo que para atender as demandas do conteúdo local, têm que se instalar aqui. E Macaé é uma boa escolha”, definiu.
O diretor da Greater Houston Partnership, John Cuttino, afirmou que está acontecendo naturalmente a migração de empresas que têm negócios com o Brasil para municípios que podem abrigar fábricas. “Chegamos a 11,2 bilhões de dólares em comércio exterior em 2010. Queremos atrair empresas de Macaé para Texas para abrir mercado internacional, o que constará no acordo de intenções e também do Texas para Macaé”, atestou o representante de quatro mil empresas americanas.