Foto: Robson Maia
Grupo internacional conhece município, dados socioeconômicos e de saúde e educação
O potencial econômico de Macaé e a infraestrutura que a prefeitura fornece como base para a instalação de novos investimentos ficaram evidentes nesta quinta-feira (14). Um grupo internacional, com atuação na Argentina, no Uruguai e em outros países, visitou o município e se encontrou com o prefeito Riverton Mussi (PMDB), no gabinete, onde os executivos receberam informações sobre Macaé e o vigor empreendedor da cidade.
- Macaé, a capital nacional do petróleo por fazer parte da bacia que concentra 80% da produção do petróleo nacional e 50% do gás natural, precisa de um novo aeroporto para agregar valor à logística da cidade, e com isso ter maior competitividade no cenário internacional de negócios. Nossa ideia é buscar a construção de um aeroporto para o gerenciamento de entrada e saída de cargas do arranjo produtivo do petróleo e transporte de passageiros. O grupo veio conhecer a cidade e estamos disponíveis para fornecer todas as informações necessárias para um avanço de novos investimentos no município – comentou o prefeito.
Sétimo do país na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de energia e líder no Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Macaé está preparada, segundo o prefeito, para grandes e médios empreendimentos que geram emprego e fomentam a economia.
- O investimento feito pela prefeitura de Macaé no setor de empregabilidade vem gerando resultados positivos. O arco viário, a macrodrenagem, investimento de R$ 277 milhões para acabar com os pontos de alagamento no município, a abertura de novas vias, como a Avenida Industrial e o preparo social do município, como com a ampliação da rede de saúde e a expansão das escolas em tempo integral, todos conferidos pela Firjan no balanço do IFDM, dão base para o incentivo ao cenário econômico do município – pontuou o prefeito, lembrando que também busca junto à Infraero a construção de um novo aeroporto. “Macaé recebe cargas importadas que são destinadas a 115 empresas, o que mostra também a necessidade de Macaé abrigar um novo aeroporto”, ressaltou.
O presidente do grupo internacional, Martín Eurnekian, informou que a empresa está conhecendo a cidade e que o município possui grande potencial para investimentos de expressivo porte, como a construção de um aeroporto. “Vamos continuar buscando informações e estudar as possibilidades de investimento”, comentou.