logo

Prefeito promove qualificação via internet

21/07/2010 01:12:06 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Aluna comemora curso de capacitação que poderá realizar sem sair de casa

Utilizar a tecnologia para incluir o cidadão no mercado de trabalho e promover a qualificação dentro de áreas que estão em expansão dentro da economia. Esse é o objetivo do prefeito Riverton Mussi (PMDB), ao implantar cursos de qualificação à distância, em áreas como informática, corpo e saúde, cidadania e meio ambiente, entre outras, que poderão ser realizados via internet. Nesta terça-feira, o prefeito fez a entrega dos primeiros cartões, entre os 600 que serão distribuídos para os alunos, durante solenidade no Paço Municipal que marcou também o lançamento do Portal da Transparência.

As secretarias de Ciência e Tecnologia, Governo e Educação são as responsáveis pelos projetos. "Um dos desafios quando assumimos a prefeitura foi qualificar a mão-de-obra, por isso construímos a Cidade Universitária, promovemos a gratuidade da Faculdade Municipal, atraímos novos cursos públicos de graduação, implantamos cursos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) em parceria com a Petrobras e mantivemos a oferta de cursos quando o convênio terminou. Agora usamos a internet para qualificar cidadãos que não podem se deslocar para realizar um curso e temos certeza que será mais uma referência de tecnologia de Macaé, cujos projetos servem de modelo em eventos especialistas do setor, como em Brasília, Fortaleza, Porto Alegre", citou o prefeito.

A disponibilidade de todas as informações da prefeitura, tanto da administração direta, quanto indireta, no site do governo municipal (www.macae.rj.gov.br), foi destacada pelo prefeito. "Queremos cada vez mais incluir a população nas decisões de governo, e o Portal da Transparência é uma ferramenta de informação, prestação de contas e inclusão dos moradores no dia-a-dia de nosso município", disse.

Riverton aproveitou para convidar a população para participar dos encontros do Orçamento Participativo, que já começaram. "A receita da prefeitura tem de 10 a 15% destinados a investimento e nossa expectativa é que toda a parcela de investimento seja definida pelo Orçamento Participativo, gradualmente", ressaltou.

O acesso rápido das secretarias no site, o Portal da Transparência, o Portal do Servidor - desenvolvido em parceria com a secretaria de Administração - foram pontuados pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, no evento. "O site foi desenvolvido por técnicos da prefeitura, recebeu sugestões da população e em dois meses, registrou 118 mil acessos de 67 países", informou.

Cartões estão disponíveis nas lan houses

Segundo o secretário Guto Garcia, quem não pegou os cartões nesta terça-feira, pode buscar, a partir de quinta-feira, nas lan houses onde foram feitas as inscrições. "No total, contando as três etapas, são 1300 vagas", acrescentou.

O vereador Danilo Funke (PT), que compôs a mesa de entrega dos cartões de ensino à distância, lembrou que é autor do projeto de lei 109/2009 que propôs o Portal da Transparência, além de ter participado do projeto de lei do Orçamento Participativo. "Me sinto à vontade para acompanhar as reuniões do Orçamento Participativo, que a prefeitura de Macaé tem caminhado no sentido certo. Já o portal é uma demonstração de cidadania", avaliou.

O conteúdo do site da prefeitura, gerado pelos jornalistas da subsecretaria de Comunicação Social, foi comentado pelo subsecretário da pasta, Fernando Marcelo. "O site, que possui uma grande dinâmica de matérias, está ampliando suas atividades. Geramos dezenas de matérias por dia que podem ser acompanhadas pelo cidadão, além dos banners e os serviços de utilidade pública", disse.

Já a presidente do Cetep, Waleska Freire, pontuou que o Centro de Educação disponibiliza aula presencial em sedes no Centro, Glicério, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Bicuda, entre outros. "E agora, com o curso de ensino à distância, o cidadão que não pode comparecer às aulas terá todo o auxílio para estudar via internet", acentuou.

O Portal da Transparência disponibiliza a Lei de Orçamento Anual dos exercícios de 2009 e 2010, Plano Plurianual, Lei da Transparência, Lei de Responsabilidade Fiscal, Receitas e Despesas dos exercícios de 2009 e 2010, Relatório Resumido da Execução Orçamentária, Dívida Pública, Operações de Crédito, Despesas com Pessoal, Avisos de licitação e de adiamento de licitação, Concursos Públicos, Bolsa Família, Convênios Federais, entre outros.

Alunos elogiam projeto

Na entrega dos cartões de acesso dos cursos de qualificação à distância, cinco alunos representaram o corpo dicente. São eles:
Ana Paula Dias, 38 anos, se inscreveu na lan house do Visconde para o curso de Cidadania. "Acho o curso de cidadania muito importante. Trabalho, sou dona-de-casa, tenho filho para cuidar e não tenho muito tempo para ir fazer curso. Tenho computador em casa, e com essa opção de fazer pela internet, posso assistir às aulas a qualquer hora".

Márcia da Silva Ferreira, 38 anos, se inscreveu na lan house do Visconde para Primeiros Socorros. "Trabalho o dia inteiro, e por
isso, tenho dificuldade de fazer um curso presencial. Pela internet é mais fácil. Posso fazer depois do trabalho".

Adriano Rosa de Oliveira, 33 anos, ganhou a inscrição no sorteio de uma rádio. Vai fazer o curso de Garçom. "Já trabalhei como Garçom antes e hoje trabalho em uma loja o dia inteiro. Quero trabalhar de garçom à noite e complementar a minha renda, e acredito que este curso vai me ajudar. Gostei muito de ser pela internet porque não tenho tempo de procurar curso e assim posso fazer, no meu tempo livre, no trabalho ou em casa".

Nelci Souza de Azevedo, 33 anos. Se inscreveu na lan house do Campo D´Oeste em Primeiros Socorros. "Trabalho em uma empresa de ônibus e pode haver uma emergência em que esses conhecimentos sejam necessários. O fato de ser à distância é ótimo, porque é mais prático. Posso fazer o curso de casa ou no tempo livre".

Gabriel dos Santos Ricardo, 20 anos, se inscreveu na lan house itinerante da Praça Veríssimo de Mello no curso de Primeiros Socorros. "Sempre há a possibilidade de ocorrer uma emergência e precisarmos desse conhecimento. Gostei muito do fato de ser à distância, porque posso fazer as aulas em qualquer lugar, no horário que for mais conveniente".


Fotos Relacionadas