Prefeito recebe destaques mundiais do Bolsa-Atleta

23/11/2022 15:45:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Os atletas levaram para o encontro as suas muitas medalhas e troféus

“Hoje temos orgulho de levar a bandeira de Macaé para todos os lugares do mundo onde vamos disputar. Isto é respeito pela nossa cidade, respeito por nós, atletas”. A frase foi dita de forma coletiva ao prefeito Welberth Rezende, durante reunião, no Paço Municipal (sede da prefeitura), na manhã desta quarta-feira (23), em coro de agradecimento por esportistas de várias modalidades contemplados no Bolsa-Atleta. O programa é implementado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Participaram da reunião os atletas Felipe Gabriel e Arthur Farolfi, Jiu-Jitsu; Kevyn Coração, Paulo Victor Madureira e Verônica Alves de Medeiros, Kickboxing; Thalles Barboza, Street Workout; Ronaldo Santana, corredor; e Juliano Silva, Bicicross. Eles são destaques mundiais, campeões e vice-campeões em suas modalidades. Felipe Gabriel e Arthur Farolfi, menores de idade, respectivamente, com 13 e 14 anos, estavam acompanhados das suas mães. Na reunião, Thalles fez demonstração de movimentos de força e peso corporal que o fazem vice-campeão brasileiro no esporte que vem ganhando notoriedade no país e no mundo.


“Vocês estão de parabéns e sinto-me feliz com os resultados que estão trazendo para a nossa cidade, além de mostrar Macaé para o mundo através do esporte. Somos celeiro de grandes atletas e o nosso investimento melhor são os resultados que vocês trazem”, afirmou o prefeito.


Welberth acrescentou que o Esporte tem sido uma das prioridades do governo e disse que um grande desafio, agora, é colocar o Ginásio Poliesportivo para funcionar. “Faremos no Ginásio uma academia de ponta que será um grande centro de treinamento para atletas. Também vamos construir pistas de corrida, atletismo, skate e de bicicross no Parque da Cidade. Lá teremos, ainda, quadras de basquete, vôlei e espaço para calistenia e outros”, destacou.

O prefeito disse que o sucesso do Bolsa-Atleta é tanto que o programa foi ampliado passando a contemplar, no próximo edital, atletas a partir de 10 anos de idade (antes, a idade mínima era 12 anos) e as vagas passarão das atuais 164 para 300. “É gratificante ver o desempenho dos nossos atletas, os resultados que trazem para nós, as medalhas, as viagens, sonhos sendo realizados. Tudo através do programa da prefeitura que reconhece que o Esporte, em todas as modalidades, representa desenvolvimento para o município e a sua população”, disse o Secretário de Esportes, Marvel Maillet.


“O Bolsa-Atleta nos proporciona levarmos nossos filhos para disputarem longe e realizarem seu sonho. Voltamos agora de Dubai, onde o Gabriel ficou em quarto lugar na categoria dele disputando com lutadores de vários países. Este programa é muito importante para a cidade e vai além do esporte. É um grande trabalho social o que Macaé está realizando. Só agradecemos”, disse Mayara Barbosa, mãe de Gabriel.


Ana Beatriz Farolfi, mãe de Arhtur, também presente na reunião, disse que o programa reconhece os atletas e une as famílias. “A família corre junto o tempo todo para realizar o sonho do filho atleta o que tem sido possível com o Bolsa-Atleta”, enfatizou. Gabriel e Arthur moram no Lagomar e estudam em escolas públicas municipais. Como os demais, o corredor Ronaldo, que é deficiente visual, também levou para a reunião suas muitas medalhas e troféus. “Sempre me supero e chego ao pódio. O Bolsa-Atleta é um grande incentivo para que possamos continuar realizando nosso sonho e levando o nome de Macaé para longe”, concluiu.