Foto: Robson Maia
Prefeito esteve com comerciantes da pesca na quarta-feira (16)
Discutir melhorias para os profissionais ligados à pesca, como comerciantes do Mercado de Peixes, conversar sobre a implantação do novo Mercado e as adaptações necessárias ao projeto de revitalização segundo a necessidade da categoria. Esse foi o objetivo do prefeito Riverton Mussi (PMDB) ao se reunir na noite de quarta-feira (16) com os proprietários das bancas internas e externas do Mercado de Peixes e trabalhadores do setor, no próprio mercado.
O vereador George Jardim (PMDB), o secretário de Limpeza Urbana, Dudu Jardim, e o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, participaram do encontro. Em uma tenda montada na entrada do Mercado de Peixes, Riverton ouviu todas as reivindicações dos profissionais, visitou as instalações do local e afirmou que as adequações ao projeto de revitalização, dentro do Planejando Macaé, serão realizadas para melhorar o cotidiano dos trabalhadores.
— A prefeitura quer fomentar a pesca e melhorar as condições de trabalho dos profissionais ligados ao setor, que chegam a três mil famílias no município. Antes da indústria do petróleo, a pesca era um dos setores mais importantes da economia e a prefeitura vai continuar fornecendo todo o apoio necessário para o crescimento do trabalhador e como consequência, da atividade — frisou o prefeito.
De acordo com o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, Macaé possui 400 embarcações cadastradas que pescam 600 toneladas por mês. Oitenta por cento do pescado, segundo ele, são direcionados para o Mercado de Niterói e 20% são vendidos em Macaé.
— Estamos elaborando um Plano de Gestão de Qualidade do Serviço e do Produto, que inclui gerenciamento de resíduos e garantia do acesso à população a produtos de qualidade. Essa nova proposta de gestão envolve índice de qualidade, identificação do produto e destinação dos resíduos — informou José Carlos Bento.
O vereador George Jardim destacou a importância da realização do encontro para os trabalhadores da pesca mostrarem as necessidades da categoria e discutirem melhorias. “A pesca é uma atividade muito importante para a economia do município; temos muitas famílias que dependem do pescado e nós, poder público, temos o dever de zelar por essas famílias e implementar ações que possam ajudar na realização de suas atividades”, comentou.
A proprietária de uma banca que vende pescado, Rosemary Manhães, de 42 anos, que trabalha no setor há 25 anos, ressaltou a importância do novo Mercado de Peixes. “Acho uma maravilha essa obra, que irá incrementar o visual e a forma das vendas”, disse.
Já José Carlos Stutz, de 65 anos, que tem uma banca de frutas, avaliou que o setor já está mudando com o projeto do Planejando Macaé. “Foi importante a vinda do prefeito para esclarecer as dúvidas e conversar sobre o novo Mercado, que tenho certeza, será construído rapidamente”, pontuou.