logo

Prefeito se reúne com moradores do Mirante da Lagoa

02/09/2011 13:15:02 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Interagindo: Equipe do governo Riverton conversa com moradores do Mirante sobre infraestrutura

Saneamento, manutenção, educação, mobilidade urbana, obras e iluminação foram alguns assuntos tratados entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB), secretários municipais, o vereador George Jardim (PMDB) e moradores do bairro Mirante da Lagoa, na noite desta quinta-feira (1º), no centro comunitário do local, na praça Benedito Ramos de Souza. A reunião foi promovida pela Associação de Moradores do Mirante da Lagoa (Amola) e mediada pelo presidente da associação, Henrique Emery.

Os secretários de Governo, André Braga; Obras, Tadeu Campos; Limpeza Pública, Eduardo Jardim; Ambiente, Maxwell Vaz; os presidentes da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Marcos Túlio Abreu; Empresa Municipal de Iluminação (Emip), Antônio Sardinha; os subsecretários de Manutenção, Marcelo Queiroz, e Obras, Neildo Manhães, participaram da reunião.

O prefeito informou aos moradores que será construída uma quadra coberta em uma escola no bairro para atender os alunos. Ele afirmou também que a sinalização horizontal e vertical do bairro entrará no pacote para todo o município.

Sobre a mobilidade urbana que atinge o bairro, o prefeito disse que foi assinada a ordem de serviço para a ligação de Imboassica à Fazenda Mutum, atrás da Churrascaria Galope, para aliviar o trânsito para o motorista que segue para Imboassica. A intenção da prefeitura é levar a obra até Linha Verde, mas ainda não há o licenciamento.

Um dos assuntos que o prefeito esclareceu foi a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no trecho que passa pela entrada do bairro. O projeto, segundo o secretário de Obras, foi licitado, mas a Justiça anulou e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) não aprovou o projeto definitivo. “O paliativo é a utilização acostamento como via de rolamento para transporte urbano, mas não se trata do projeto definitivo de duplicação da Rodovia”, explicou o prefeito, lembrando que o único trecho da RJ-106 que vai começar a duplicação definitiva fica entre o posto BR na Praia Campista até a Cancela Preta.

O prefeito e o secretário de Mobilidade Urbana, Bruno Resende, vão estudar alternativa para passagem de pedestre e ciclista no trecho que o DER permitiu o uso acostamento como via de rolamento. “Já o projeto definitivo de duplicação do trecho estamos aguardando do DER”, frisou.

A implantação de quebra-molas no bairro – principalmente onde transitam crianças -, melhorias nas praças, o semáforo e ponto de ônibus na entrada do Jardim Guanabara, a recuperação da servidão em frente ao IFE, o recobrimento da vala foram assuntos tratados entre o prefeito, os moradores e os secretários. Todos tiveram sinalização positiva para serem solucionados.
Já sobre a conclusão da rede coletora de esgoto, o prefeito ressaltou que a prefeitura vai complementar o tronco coletor, com a ligação das calçadas à rede.

O secretário de Governo, André Braga, citou projetos que preparam a cidade para o crescimento ordenado e dão fôlego ao cotidiano de Macaé como a urbanização da orla de Imbetiba; a complementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa, com adequação e urbanismo do entorno; recuperação e pavimentação da estrada da Virgem Santa e da estrada do Imburo, construção de oito creches, Vila Olímpica do Lagomar, Vila Olímpica da Ajuda e mais dois prédios da Cidade Universitária.

- Além disso, a macrodrenagem, um investimento de R$ 277 milhões, é uma das maiores obras do governo Riverton e visa acabar com os alagamentos na cidade. A prefeitura vai começar a segunda etapa, que inclui o bairro Imboassica e a Linha Vermelha. O Planejando Macaé ordena um plano de metas estabelecidas dentro da estrutura de crescimento urbano e foi desenvolvido a partir da reunião de propostas em associação aos Planos, Códigos e outros instrumentos públicos, com ações pontuais, que objetivam melhorar a qualidade de vida numa cidade impactada pelo crescimento dos últimos anos, como também planejar o município para os próximos 30 anos, devido à demanda que a cidade passará com o pré-sal - observou o secretário de Governo.

Para a moradora do Mirante, Cláudia Taveira, o encontro foi positivo para fomentar a discussão entre poder público e moradores sobre as necessidades do bairro. “Foi muito importante a reunião para que os moradores apresentassem os problemas do bairro e a prefeitura se disponibilizasse a resolver, na medida do possível. Algumas intervenções já começaram e agora aguardamos o restante”, opinou.

O aposentado Rael Pinheiro classificou a reunião como positiva. “É importante que o poder público ouça a população”, ressaltou.