logo

Prefeito: 'Temos que pensar em Macaé e na região'

30/07/2010 16:20:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Sessão solene da Câmara comemora aniversário de Macaé

"Esse é um momento de união de esforços, um momento de pensar em Macaé e na região, e não em processos eleitorais. Temos muito a ganhar com o esforço de todos juntos". A afirmação é do prefeito Riverton Mussi, durante pronunciamento na sessão solene promovida pelo Poder Legislativo no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na noite do aniversário de 197 anos de Macaé, nesta quinta-feira (29). A sessão de ontem foi a 21ª que o prefeito participa - ele estava acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes.

Riverton, conhecido por ter acabado com o isolamento político de décadas que Macaé vivia, com a aproximação com os governos federal, estadual e também com a Petrobras, com quem firmou convênios como o Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar), deixou claro o objetivo de fazer uma administração de excelência a favor da população.

- A cidade passou nos últimos 30 anos por uma transformação gigantesca, trabalhamos para sanar os problemas do presente e preparar a cidade para o futuro, temos muito a fazer na atual administração e as próximas também terão, mas temos que pensar que Macaé sempre ofereceu tudo a nós - disse.

Obras como a macrodrenagem, um investimento de R$ 277 milhões para acabar com os alagamentos em todo o município, como na Avenida Evaldo Costa, onde a vazão de água vai passar de 1,5 litros por segundo para 10 litros por segundo, é exemplo de intervenção estruturante para o município.

A urbanização da Nova Esperança, Nova Holanda, Complexo da Ajuda, Lagomar, intervenções no Aeroporto, construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) são outras ações consideradas pelas comunidade, importantes para uma melhor qualidade de vida.

O prefeito citou trecho do hino de Macaé - cantado no início da solenidade - que fala sobre o crescimento da cidade: "Macaé, minha terra querida/Que os anos te fazem crescer/Para nós tu és terra onde a vida/Fica sempre em constante nascer". "Para os agraciados desta noite, vocês acabaram de nascer para nós macaenses, ao receber o título de cidadão e o diploma de mérito municipal", comentou.

Todos os vereadores - Paulo Antunes (PMDB), Mirinho (PMDB), Luiz Fernando Borba (PMDB), Ronaldo Gomes (PT do B), Carls Emir Júnior (PPS), Danilo Funke (PT), Chico Machado (PR), Zezinho Crespo (PTN), Gilso Machado (PMDB), Paulo Paes Filho (PSDB), representado pelo vereador José Prestes (PSDB), Júlio César de Barros (PMDB), Lúcio Mauro (PT do B) - concederam título de cidadão macaense e diploma de mérito municipal.

Ouvidor geral da prefeitura se emociona ao receber título

O ouvidor geral da prefeitura, Décio Braga, recebeu o título de cidadão macaense do vereador Gilso Machado. Décio se emocionou ao ganhar o título e agradeceu a comunidade macaense por tê-lo recebido no município, agradeceu ao prefeito Riverton Mussi e à Câmara, que aprovou por unanimidade sua indicação.

- Quero registrar nosso agradecimento aos amigos do mundo do samba, queremos cada vez mais transformar o samba enraizado como uma matéria de turismo para o município - disse Braga.

O primeiro secretário da mesa diretora, José Carlos Crespo, pontuou que o papel da Câmara, é, por lei, legislar e fiscalizar as ações do Executivo. "E é o que fazemos por meio das comissões da Casa. É importante lembrar da construção da nova sede do Poder Legislativo, em uma área de 15 mil metros quadrados, que vai dar melhor estrutura física para os trabalhos", avaliou.

O vereador e presidente do Legislativo, Paulo Antunes (PMDB), entregou o diploma de Mérito Municipal para Manoel Ângelo Raposo e pediu ao prefeito para conceder a honraria. "Vocês estão recebendo uma nova certidão de nascimento, que é um dos maiores méritos de nossa cidade", salientou o prefeito. Raposo agradeceu o diploma e lembrou que é necessária a aprovação de toda a Casa Legislativa para o mérito.

Prefeito participa de movimento a favor do Rio desde 2005

A citação do prefeito que se refere à união a favor de Macaé pode ser interpretada também na necessidade de movimentação para a não alteração da Lei do Petróleo no pós-sal. Emendas do deputado federal Ibsen Pinheiro, aprovada na Câmara Federal, e do senador Pedro Simon, aprovada no Senado, prejudicam Macaé e demais municípios e estados produtores.

- Temos que estar juntos nesta causa. Não se pode tirar o direito dos royalties do Rio - acentuou. Desde que assumiu a prefeitura, em 2005, o prefeito Riverton Mussi articula ações e participa de movimentações em defesa da manutenção da Lei dos Royalties. "Nenhuma cidade foi tão impactada como Macaé", justifica.

Para defender os interesses de Macaé e da Bacia de Campos, Riverton já participou de audiências públicas no Congresso e de discussões da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj), da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Terrestres e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt) e Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup).

- Desde que começaram a surgir Propostas de Emenda à Constituição propondo alterações na Lei do Petróleo, Macaé sempre esteve presente nas discussões e vamos continuar participando das ações que defendem a cidade de hoje e as gerações futuras, porque temos que pensar na Macaé do presente, mas com olhar para o futuro das próximas gerações – observou Riverton.


Fotos Relacionadas