Foto: Robson Maia - arquivo
Mesmo antes de ser eleito presidente da Ompetro, luta pelos royalties para a região é uma das prioridades do prefeito
O prefeito Riverton Mussi toma posse nesta quarta-feira (9), às 14 horas, no paço municipal, localizado no térreo da prefeitura de Macaé, como presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), entidade formada por Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, São João da Barra e Niterói.
Riverton vai presidir a Ompetro no biênio 2011-2012 e vai continuar lutando pela manutenção da Lei do Petróleo no pós-sal e nas áreas licitadas do pré-sal.
Além do embate para que os municípios produtores e o estado do Rio não percam royalties e participações especiais – direitos previstos na Constituição para cidades produtoras e limítrofes – o prefeito quer que a Ompetro amplie as discussões durante as reuniões visando um crescimento ordenado regional.
- Vivemos problemas semelhantes, como o inchaço populacional, a necessidade de ampliação constante de investimentos na saúde e o transporte urbano. Temos que incrementar as discussões da Ompetro para essas questões regionais, propôs, citando o estudo para o plano de mobilidade urbana regional, em parceria com a secretaria de Estado de Transportes, como uma das idéias para ser discutida entre os prefeitos.
Riverton está em seu segundo mandato à frente da prefeitura de Macaé. Também em defesa dos royalties, ele participa de audiências públicas no Congresso e de reuniões da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj), da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Terrestres e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt) e da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup).