Foto: Robson Maia
Com a obra pronta, o escoamento da água pluvial vai aumentar nos bairros próximos em 12 vezes
Tubulações de seis metros de largura por dois metros de altura já não aparecem mais na Avenida Prefeito Antônio Curvello Benjamin, no Visconde, dentro do Planejando Macaé. Mas o resultado será conferido na próxima chuva: o rápido escoamento das águas. Nesta quinta-feira (21), o prefeito Riverton Mussi, acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos, de Manutenção, Chico Machado e o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, conferiu o andamento das obras de urbanização em cima do canal – já tampado com as placas de concreto – na Curvello Benjamin.
Estão sendo instaladas pedras portuguesas, bancos em alumínio, mesa em concreto armado pré-moldado e em seguida será implantado o projeto de paisagismo. “A obra de macrodrenagem vai permitir o fim dos alagamentos no Campo D´Oeste, Campo Grande, Sol y Mar, Riviera, Visconde, Novo Cavaleiros. A segunda etapa inclui a conclusão do sistema de esgoto e o fim dos alagamentos no bairro Imboassica”, comentou o prefeito.
De acordo com ele, a galeria da Avenida Prefeito Antônio Curvello Benjamin está pronta e onde ficava um tubo ármico de um metro de diâmetro agora está a galeria de águas pluviais de 1,7 mil metros de extensão. Com a obra pronta, o escoamento da água pluvial vai aumentar nos bairros próximos em 12 vezes, passando de um para 12 metros quadrados de cessão. A galeria da Curvello Benjamin liga ao canal da Avenida Evaldo Costa e ao canal da Linha Vermelha.
Em outro ponto da macrodrenagem, a Avenida Evaldo Costa, no Riviera, as obras estão em ritmo acelerado. São 1,5 mil metros lineares da galeria de águas pluviais com medidas internas de seis metros de largura por dois de altura. A galeria está sendo coberta e receberá projeto paisagístico.
- O canal da Evaldo Costa está pronto e a cobertura em andamento; já o canal da Avenida Curvello Benjamin foi interligado com a Linha Vermelha – detalhou o secretário de Obras, Tadeu Campos.
A galeria de água pluvial da Linha Vermelha entrará em obras no segundo semestre dentro do Planejando Macaé para ampliar o escoamento da água. Os trechos onde existe vala a céu aberto serão fechados e outros, substituídos por galerias novas. Serão dois mil metros lineares de intervenções.
Com a galeria de água pluvial pronta, a tubulação vai passar por baixo da Rua Télio Barreto para chegar ao Rio Macaé. Na Rua Télio Barreto, o mesmo programa implanta uma elevatória com subestação de quatro bombas, cada uma com capacidade de escoar 1,5 mil litros de água por segundo.