Foto: Robson Maia e Bruno Campos
Implantar um espaço de integração social de crianças e adolescentes, com a realização de cursos de qualificação profissional em áreas como audiovisual, artes cênicas e cinema para ajudar a formação da cidadania das crianças, e estimular profissões na área cultural. Esse é o objetivo do Cine Clube Macaé Petrobras, cujas obras foram vistoriadas nesta quinta-feira (30) pelo prefeito Riverton Mussi, pela presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, pela equipe da Petrobras e do Cine Clube.
- Para nós, macaenses, o Cine Clube tem uma importância histórica muito grande. A origem do Cine Clube foi de um projeto audacioso de um grupo de cidadãos que se uniram e começaram a construção da sede. Em 2007, a prefeitura assinou com a Petrobras a revitalização do cine e a transformação do local em um centro de cultura e de capacitação artística. Estamos transformando o espaço para dar oportunidade ao jovem de capacitação em manifestações artísticas e culturais, transformando o sonho em realidade, afirmou o prefeito.
Segundo Riverton, o Cine Clube Macaé Petrobras será um espaço multidisciplinar para promover a cultura, atender diversos segmentos artísticos, com democratização de acesso e atendimento ao público em vulnerabilidade social. Mostras e festivais de cinema, ações de cunho sociocultural serão realizadas.
Riverton e Sheila conferiram todos os detalhes da construção de três andares que ocupa uma área de 1,6 mil metros quadrados. Os espaços para galeria de arte, sala de arte contemporânea, biblioteca de arte e cultura, sala de ação sociocultural, curso técnico em audiovisual, cursos livres em audiovisual e artes visuais foram visitados, além do futuro cine teatro.
De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, o Cine Clube Macaé Petrobras terá equipe técnica operacional garantida pela Fundação Macaé de Cultura, como curador, técnico em cenografia, técnico em iluminação, cenógrafo, técnico em segurança do trabalho, bibliotecário, entre outros.
- Está sendo um grande prazer estar participando e ao mesmo tempo conduzindo um projeto que proporcionará aos munícipes oportunidades únicas de aprendizado, numa estrutura confortável com adequação para portadores de necessidades especiais. O Cine Clube Macaé Petrobras representa definitivamente um avanço cultural na área educacional-cultural para Macaé, já que os cursos são de alto nível e com segmentos diferentes aos já existentes, ressaltou a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.
Segundo a equipe de engenharia, a obra está na fase final de acabamento, com a conclusão da estrutura. Já foram instalados ar condicionado, sistema de combate a incêndio, e está em andamento a infraestrutura para iluminação e o telhado. O palco está com a alvenaria pronta e a última etapa é a instalação dos equipamentos.
O gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras UO-BC, Lincoln Weinhardt, pontuou que o espaço do Cine Clube é uma grande parceria envolvendo Fundação Cine Clube, prefeitura e Petrobras. “Para a Petrobras é um espaço fantástico de integração social. A principal função do Cine Clube Macaé Petrobras é ser um ponto de formação dos jovens, nas artes cênicas, na área de vídeo, cinema, um local para ter grandes exibições tanto de teatro, quanto amostras de cinema. Um ponto onde a diversidade social vai ser plena. Terá uma bela arquitetura, mas principalmente trará um retorno para a formação dos jovens do ponto de vista cultural”, analisou.
Para Luiz Cláudio Lelis, presidente do Cine Clube, este é o segundo marco da área cinematográfica de Macaé.“O primeiro marco foi a inauguração do Cine Clube em 1968, com esforços dos seus fundadores. E agora, com a parceria entre prefeitura, Cine Clube e a Petrobras, teremos um salto dentro da área cinematográfica de Macaé, valorizando a cultura do município”, disse.