logo

Prefeito vistoria obra de infraestrutura no Lagomar

16/05/2011 11:35:08 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Com moradora Raimunda Teixeira, prefeito conversa sobre infraestrutura

O prefeito Riverton Mussi (PMDB) e o secretário de Obras, Tadeu Campos, vistoriaram a segunda fase das obras de infraestrutura do bairro Lagomar, como as ruas W18, W20, W11 e a orla. Um dos objetivos da prefeitura dentro do bairro é revitalizar as lagoas dos Patos e da Grande Rã e garantir vida para todo o ecossistema do entorno.

Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, para revigorar os recursos hídricos locais, a prefeitura precisa de autorização dos órgãos ambientais. “Estamos em contato com os órgãos ambientais para que nos autorizem a intervir nos recursos hídricos e com isso, revitalizar as duas bacias onde ficam as lagoas. É importante que as lagoas possam receber as águas das chuvas e com isso, criar um equilíbrio natural no entorno”, explicou Tadeu, acrescentando que o projeto de engenharia depende da garantia da drenagem.

Os moradores que ocuparam o solo no entorno de uma das lagoas entrarão no Programa Municipal de Habitação; a área – de risco e alagadiça - terá que ser desocupada para a preservação do meio ambiente.

A prefeitura está investindo R$ 30 milhões na segunda fase de obras de infraestrutura no bairro para acabar de vez com lamas nos lugares onde ainda não existe urbanização. “Nossa meta é garantir qualidade de vida para os moradores do Lagomar, um dos bairros que mais cresce em Macaé”, comentou o prefeito.

Obras de construção de rede de água pluvial, rede de esgoto, pavimentação, rede de água potável estão em andamento, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A segunda etapa das intervenções começou na W18, próximo à orla.

Outra obra em andamento no bairro é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), parceria com o governo do Estado. Localizada na área central do bairro, na Avenida Quissamã, a UPA do Lagomar visa ser semelhante à UPA da Barra, que realiza atendimento 24 horas com rapidez e precisão no diagnóstico. A UPA da Barra atende casos de baixa e média complexidades, funcionando com cinco consultórios, sendo três de clínica médica, um de pediatria e um de odontologia. Diariamente, são quatro clínicos de plantão e dois pediatras, incluindo sábados, domingos e feriados.

A moradora Raimunda Teixeira, de 57 anos, que vive há 15 anos no Lagomar, afirmou que a obra está deixando a comunidade mais feliz. “Estamos muito alegres de saber que as obras estão em andamento no bairro, com certeza vai ficar bem melhor para morar aqui”, comentou.

A primeira fase das obras no Lagomar custou R$ 29 milhões. Os investimentos incluíram a instalação de 55 mil metros de rede de esgoto, 38 mil metros de drenagem, e 200 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto e paralelepípedos.

Lagomar terá complexo esportivo e de lazer

Uma área de 28 mil metros quadrados atrás do Terminal Lagomar, na Avenida JFK, irá se transformar em um grande complexo esportivo e de lazer do bairro Lagomar. A afirmação é do prefeito Riverton Mussi, que acompanha cada detalhe do projeto, em fase de preparação do solo para receber a terraplanagem.

- Vamos construir quadras poliesportivas, campo de futebol society, instalar playground para crianças, espaço de convivência para adultos e fixar na área um espaço de entretenimento para a população local – afirmou o prefeito. O objetivo é estimular a prática esportiva entre crianças, jovens e adolescentes em um local próximo às residências. O subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, morador do Lagomar, acompanhou a visita.


Fotos Relacionadas