Foto: Rui Porto Filho
Dimensões de galerias chegam à largura de seis metros por dois de altura
Avaliada em R$ 277 milhões e implantada com o objetivo de acabar com os alagamentos no município em época de fortes chuvas, a primeira obra de macrodrenagem da história de Macaé – realizada pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) – teve os detalhes conferidos pelo chefe do Executivo macaense nesta semana. Acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos; e de Limpeza Pública, Carlos Eduardo Jardim, o prefeito verificou todos os detalhes dos serviços.
- Nosso objetivo é acabar de vez com os alagamentos na Avenida Evaldo Costa e nos bairros próximos. A dimensão da obra vai permitir ampliação do escoamento da água pluvial de 1,5 mil litros por segundo para dez mil litros por segundo, o que será fundamental em dias de chuvas fortes – informou o prefeito, acrescentando que a obra tem números macro, como as dimensões das galerias retangulares que estão sendo instaladas na avenida, de largura de seis metros por dois de altura.
A nova rede de drenagem pré-moldada substitui os pequenos tubos de 1,2 metro de diâmetro, que estavam totalmente assoreados. Hoje, quatro frentes de trabalho estão em andamento no Programa Água Limpa: a primeira é a construção da elevatória na Rua Télio Barreto, que teve a parte subterrânea concretada até o solo. A elevatória vai bombear a água pluvial até o Rio Macaé e a parte pré-fabricada foi entregue.
Outra frente é a Travessia Três, ligação da Avenida Curvello Benjamin com o canal da Linha Vermelha. No local, a obra está na etapa da fundação para a construção do canal. O terceiro local é a Travessia Um, que liga as avenidas Evaldo Costa e Curvello Benjamin. Os trabalhadores realizam no trecho a escavação, para em seguida serem instaladas as fundações.
No trecho da Avenida Evaldo Costa, no Visconde, onde a concessionária de telefonia Oi, demorou, segundo a empresa que executa a obra, a retirar a fiação para a obra ser realizada, o canal de dimensões de seis metros de largura por 1,5 metro de altura está em fase de execução. A empresa vai iniciar o fechamento do canal a partir do encontro do trecho que já foi executado.
Essas intervenções vão beneficiar Costa do Sol, Sol y Mar, Campo Grande, Visconde, Riviera, Campo D´Oeste, entre outros bairros geograficamente localizados abaixo do nível do mar. Na Avenida Evaldo Costa, cerca de três mil metros lineares da galeria pré-moldada estão sendo instalados, começando pelo início da via, no Riviera.