
São oferecidas 55 vagas e as pré-inscrições começam nesta quarta (4) e seguem até sábado (8)
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, divulgou o Edital nº 005/2025, que trata da abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de Agentes de Acolhimento Institucional. As pré-inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura de Macaé, entre esta quarta-feira (4) e sábado (8).
Os candidatos deverão validar a inscrição presencialmente entre sexta-feira (7) e domingo (9), das 9h às 16h, no auditório do Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, nº 534, Centro, apresentando documento oficial com foto e o comprovante impresso da pré-inscrição.
O processo tem como objetivo atender necessidades temporárias de interesse público, especialmente nas unidades municipais de acolhimento, inseridas na Proteção Social Especial do SUAS, como os Centros de Acolhimento Municipal para Crianças e Adolescentes (Cemaia), que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.
Ao todo, o edital oferece 55 vagas, sendo 39 de ampla concorrência, 5 reservadas a pessoas com deficiência (PCD) e 11 destinadas a candidatos afrodescendentes. A remuneração é de R$ 1.914,64, para carga horária semanal de 40 horas.
A prova objetiva, de caráter classificatório, será aplicada em 30 de novembro, das 9h às 12h, em local a ser divulgado no site da Prefeitura. A avaliação contará com 15 questões de Língua Portuguesa (peso 2), 15 de SUAS (peso 4) e 10 sobre Conhecimentos de Macaé (peso 1). O gabarito será publicado no mesmo dia, a partir das 14h. O resultado final está previsto para 11 de dezembro, com início dos contratos em 15 de dezembro.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressaltou que o PSS representa mais um passo importante no fortalecimento da rede de acolhimento e na melhoria dos serviços prestados à população.
“Este Processo Seletivo Simplificado reforça o compromisso da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, com um acolhimento qualificado e humanizado nas unidades municipais de acolhimento, inseridas na Proteção Social Especial do SUAS, com destaque para os Centros de Acolhimento Municipal para Crianças e Adolescentes (Cemaia). A seleção é transparente e pautada por critérios objetivos de mérito. Com esta ação, ampliamos a capacidade das equipes, fortalecemos a continuidade do atendimento e entregamos à população um serviço mais ágil e de qualidade, voltado à proteção integral de nossas crianças e adolescentes”, acrescenta Aristófanis.