Prefeitura anuncia construção de ETE no Frade

30/01/2023 18:25:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Ana Chaffin

Autoridades se reuniram com moradores do distrito nesta segunda-feira (30)

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Frade passa a complementar os investimentos já realizados pelo governo municipal para a população da Serra de Macaé ter acesso a um saneamento básico eficiente e de qualidade.

Em reunião com moradores do distrito, realizada nesta segunda-feira (30), o prefeito Welberth Rezende garantiu a execução do projeto, cuja licitação foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 27.

O investimento na nova rede de saneamento da Serra será de cerca de R$ 15 milhões e garantirá a instalação da unidade - que terá capacidade de coletar dejetos produzidos por todos os imóveis do distrito.


“Obra importante, que terá como maior benefício a qualidade de vida para a população, promovendo também a proteção ao meio ambiente. Vamos investir em mais obras como essa para sanear toda a nossa Serra”, destacou o prefeito.

De acordo com o Secretário de Saneamento, Ricardo Pereira Moreira, o projeto prevê também a instalação de redes coletoras de esgoto que serão conectadas aos imóveis do distrito, impedindo assim o lançamento in natura de dejetos no rio.

“Já estamos desenvolvendo também os projetos para saneamento de Córrego do Ouro e de toda a nossa Serra”, explicou.

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Frade também foi comemorada pelo presidente da Câmara, Cesinha, que acompanhou o prefeito na reunião com os moradores do distrito.

“Saneamento é qualidade de vida. Esse projeto representa o esforço e a coragem do governo em investir em obras que são aguardadas há muito tempo pelos moradores do Frade”, afirmou Cesinha.

A previsão é que a construção da ETE seja iniciada em março, complementando assim outros investimentos já realizados pelo governo no saneamento na Serra, como a construção e reforma da Unidade de Tratamento de Água (UTA) José Anacleto Moreira, em Glicério, a reforma das Estações de Tratamento de Água em Córrego do Ouro, Óleo (Buião), Trapiche e no Frade, além da instalação de um sistema de abastecimento na localidade de Madresilva.

Praça

No Frade, o prefeito acompanhou também a ação de reparos realizados pela Secretaria do Interior na Praça do Frade, com a substituição e pintura das madeiras que compõem a estrutura de proteção do espaço.

A visita contou também com a participação do Secretário de Interior, Rodrigo Curvello; e da presidente da Associação de Moradores do Frade, Célia Santos.

“Vamos realizar também a substituição dos brinquedos do parque infantil e planejar a instalação dos equipamentos para atividade física. O objetivo é atender a demanda dos moradores, promovendo a manutenção total da praça”, disse o prefeito.

A reforma da quadra coberta do distrito também será realizada pelo governo, através do projeto apresentado pelos Secretários de Infraestrutura, Santiago Borges; e de Obras, Felipe Bastos. A intervenção garantirá também o espaço adequado para o atendimento da agência comunitária dos Correios.

O prefeito anunciou também a elaboração do projeto de construção de uma nova escola padrão no distrito.


Fotos Relacionadas