Prefeitura anuncia projeto de reforma do Centro de Convenções

20/04/2022 15:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Espaço, que será sede da Brasil Offshore em 2023, recebeu visita técnica nesta quarta-feira

O prefeito Welberth Rezende realizou, nesta quarta-feira (20), visita técnica ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O objetivo, juntamente com as instituições que compõem o Repensar Macaé, foi avaliar o espaço, sede da Brasil Offshore 2023. Ele destacou que o projeto de reforma de toda a estrutura, interditada pela Defesa Civil, já foi concluído pela Secretaria de Infraestrutura e a licitação tem previsão para acontecer ainda no primeiro semestre.

“Já finalizamos o projeto e vamos colocar a licitação na rua. A ideia é que o Centro de Convenções seja compartilhado, com concessão para a iniciativa privada realizar outros tipos de eventos nesse espaço. Além dos custos de manutenção serem altos, não podemos ter esse equipamento público para realizar eventos somente de dois em dois anos”, frisou o prefeito.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, o projeto de reforma do Centro de Convenções prevê serviços de demolições, remoções e retiradas, recuperação estrutural, coberturas, fechamentos laterais e impermeabilizações, águas pluviais, instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas, alvenarias e divisórias, revestimentos de pisos, paredes e tetos, esquadrias, pintura, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ar condicionado, pavimentação e serviços complementares.

Welberth destacou ainda que, nesse momento de retomada do desenvolvimento econômico, as ações para recuperação do Centro de Convenções caminham juntas com as instituições do Repensar Macaé (Abespetro, IADC Brazil, Acim, Macaé CVB, Amacon, Redepetro-BC, Firjan,Sebrae, SPE), além da CDL e governo do estado por meio da agência Resolve RJ.

“É uma visita para verificar as condições do espaço e discutir, junto com as instituições, o melhor para esse equipamento. As previsões para o desenvolvimento econômico da cidade são positivas e a ideia é que todos participem dessa retomada”, afirmou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, falou sobre a importância da parceria. “A ideia é evoluirmos juntos e termos o poder de decisão de cada estratégia para o fortalecimento da Brasil Offshore no município, entre outros eventos de grande porte”, ressaltou.

“Esse diálogo franco que estamos tendo com o poder público é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o diretor institucional da Amacon, Adail Costa Júnior.

Participaram da visita técnica representantes das instituições do Repensar Macaé e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Infraestrutura, Adjunta de Obras, Adjunta de Defesa Civil, Adjunta de Relações Institucionais e Procuradoria Geral do Município.

Polo Industrial

O prefeito pontuou que a mola propulsora do crescimento da cidade é o desenvolvimento econômico. Além de destacar a redução do ICMS de 18% para 2%, que irá atrair mais empresas para Macaé, Welberth destacou a criação do Polo Industrial que será implantado na RJ-168. “Nossa infraestrutura é diferenciada com rede hoteleira, gastronomia, rede D´Or, que está construindo um hospital na cidade, mao de obra qualificada, aeroporto, entre outros. Tudo isso aliado a novas formas de arrecadação, diversificação da economia e geração de empregos”, disse Welberth.


Fotos Relacionadas