Foto: Bruno Campos
Os animais apreendidos serão encaminhados para o Curral
Dando continuidade à operação de apreensão de animais de grande porte em vias públicas, a Prefeitura de Macaé recolheu, neste domingo (3), seis equinos que estavam soltos em diversos pontos da cidade. Com o objetivo de evitar acidentes de trânsito, foram utilizados dois caminhões e mobilizados oito homens.
A ação é uma parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com o centro de acolhimento de animais soltos em vias públicas, Curral Associado de Itambi, com sede em Itaboraí. A vistoria aconteceu em pontos como Linhas Azul e Verde, Rodovia Amaral Peixoto, além de ruas dos bairros Novo Horizonte, Nova Macaé, Aeroporto, Ajuda e outros. A ideia do governo municipal é realizar as operações semanalmente.
O motorista João Carlos Neves, 47 anos, afirmou que sempre passa com seu veículo pela Linha Verde. “Muitas vezes somos obrigados a colocar nossas vidas em risco, pois temos que frear bruscamente para não causarmos acidentes. Essa é uma ação muito importante para evitarmos acidentes no trânsito”, acrescentou João.
Os animais apreendidos serão encaminhados para o Curral e ficarão abrigados por dez dias. No local, vão fazer teste para anemia infecciosa equina (AIE). Os proprietários dos equinos retirados das vias que desejarem recuperá-los devem reclamar sua posse em Itambi, custeando seu retorno a Macaé, pagando diária de R$ 30,00 ao abrigo e multa de R$120,00. O Curral tem parceria com a Polícia Militar Rodoviária do Estado do Rio de Janeiro, com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com a Supervia e com outros sete municípios do estado.
A população pode colaborar com essa ação preventiva de acidentes no trânsito por meio do telefone do Centro de Controle de Zoonozes: (22) 2772-6461. O CCZ está localizado na Rua Velho Campos, 1.038, no Centro.