Foto: Guga Malheiros
Ações serão implementadas junto às comunidades
A Prefeitura de Macaé apresentou, nesta quinta-feira pela manhã, as competências, atribuições e a nova estrutura da Coordenadoria Extraordinária de Política Públicas sobre Drogas (COPPUD). O objetivo será desenvolver projetos não apenas de tratamento do usuário de drogas, mas também de educação para a prevenção e reinserção social dos usuários e dependentes.
Segundo o governo municipal, as estratégias adotadas deverão abordar as questões da dependência em drogas lícitas e ilícitas, álcool, tabaco entre outros, e irão ser implementadas junto às comunidades, em consonância com o plano de metas e gestão do Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio e com as políticas nacionais de saúde mental e políticas nacionais sobre drogas.
Entre as principais ações que serão desenvolvidas está a formação dos servidores envolvidos na implementação das políticas antidrogas para habilitá-los para que possam desempenhar os papéis que são fundamentais à saúde. O trabalho deverá ser todo realizado em rede, através da articulação com as secretarias do governo municipal, e com instituições, associações e organizações não-governamentais que abordam as questões do uso de drogas.