Foto: Divulgação
Prefeita em exercício se reuniu com tenente coronel Edmílson Jório
A prefeita em exercício, Marilena Garcia, se reuniu nesta quinta-feira (12), com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), tenente coronel Edmilson Jório, e o gerente de segurança da Câmara Permanente de Gestão (CPG), coronel Lúcio Aracati, para apresentar o Plano de Ação para Áreas Pacificadas. A reunião discutiu a ocupação social que está sendo feita na Nova Holanda e nas Malvinas pela Polícia Militar (PM) e a atuação da Prefeitura de Macaé nos próximos dias para essas áreas.
O Plano de Ação da prefeitura apresenta uma série de medidas que serão adotadas em conjunto por diversas secretárias – Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Econômico, Esporte e Lazer, Fazenda, Limpeza Pública, Manutenção, Saneamento, Obras – nestas comunidades pacificadas, com o objetivo de integrá-las ao restante do município. As ações acontecem a partir desta semana e a médio e longo prazo.
- Vamos integrar diversos setores e marcamos com quatro secretários para começarmos ações pontuais e emergenciais já nesta semana. O prefeito Riverton Mussi se reuniu com o comando do 32° BPM no início da semana, para oferecer o apoio necessário às forças de segurança que chegaram à cidade para a realização da operação. O nosso otimismo é grande no sucesso desta ação – ressaltou Marilena Garcia.
O município disponibilizou dois containeres que foram instalados nas Malvinas e Nova Holanda, que serve de base para os policiais militares. “Temos mais três de stand by para possíveis focos que venham a surgir em locais como Lagomar, Ajuda e Aeroporto. Além disso, a prefeitura está realizando uma obra de estrutura no 32º BPM, com melhoria dos refeitórios e alojamentos. Outra ação que queremos realizar é nos reunirmos com os diretores de escolas da rede municipal para conversarmos e fazermos um trabalho voltado para a prevenção à violência e melhorar a relação interpessoal nestas áreas”, disse o coordenador do GGIM-Macaé.
Entre os objetivos do Plano de Ação está diagnosticar as demandas psicossociais, urbanísticas e econômicas da comunidade pacificada; melhorar a capacidade operacional das Forças de Segurança; formalizar atividades econômicas existentes; fomentar instalações de microempresas comerciais, industriais e turísticas; prevenir e promover melhoria na prestação da saúde pública, entre outras ações.
Secretário de Governo: ações paralisadas poderão ser retomadas
O secretário de Governo, André Braga, destaca que agora a prefeitura pode atuar dentro dessas comunidades, com os serviços essenciais que são de responsabilidade do governo municipal. “Hoje, a prefeitura pode retomar ações que estavam paralisadas nessas comunidades, como a implantação dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Nova Holanda e Malvinas, a urbanização da Nova Holanda e a construção de uma creche nas Malvinas, entre outras ações. Nós tínhamos dificuldade de agir nesses locais e agora temos essa possibilidade retomada. Este processo de pacificação está sendo realizado pelo governo do estado, com apoio integral da prefeitura”, pontua.