logo

Prefeitura apresenta soluções de logística para empresas britânicas

16/06/2011 17:13:02 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

A necessidade de se ampliar o Aeroporto e a antecipação das obras da BR-101 foram os principais pontos do encontro

A necessidade de se ampliar o Aeroporto de Macaé e a antecipação das obras de duplicação da BR-101 foram os principais pontos levantados nesta quinta-feira (16) pelo prefeito Riverton Mussi, em encontro com a delegação britânica, durante a Feira Brasil Offshore. Integrantes da comitiva, representantes de empresas com sede no Reino Unido mostraram ao prefeito as suas demandas por melhorias na logística de acesso à cidade. O encontro também teve a participação do representante do EIC, Paul Yaghmourian, entidade que reúne 683 empresas britânicas.

- As duas ações que mais necessitamos não estão diretamente ligadas à prefeitura, mas estamos movendo todos os nossos esforços para melhorar a logística da cidade. Estamos muito empenhados tanto em solucionar o problema do Aeroporto, quanto na duplicação da BR-101. Para a rodovia, a concessionária responsável depende apenas de uma licença ambiental para poder antecipar o calendário de obras, disse o prefeito, que nesta sexta-feira (17) participa de um encontro com outras lideranças políticas para discutir o assunto.

No encontro com os empresários britânicos, o prefeito mostrou a intenção da prefeitura em trazer para Macaé um aeroporto internacional – cuja área, próxima à BR-101 e a um condomínio industrial já está reservada para o empreendimento. A idéia é fazer parcerias com empresas do setor, para as quais seriam oferecidas uma série de incentivos fiscais.

- Quando recebemos este tipo de demanda das empresas, é que sentimos de perto a necessidade que Macaé tem de melhorar a sua logística. Hoje, as empresas usam nada menos que seis aeroportos no eixo Vitória-Rio de Janeiro para transportarem suas cargas, cuja maioria só chega aqui após cruzar a BR-101. Já está na hora de Macaé ter um aeroporto internacional para atender a esta necessidade do mercado, disse o prefeito.

Negócios e parcerias

Especializada em transporte e fretamento de aeronaves, a empresa Chapman Freeborn demonstrou interesse em instalar em Macaé a sua nova base. “Estamos na capital nacional de petróleo, e nossa empresa tem todo interesse em ampliar seus negócios. Estamos estudando a possibilidade de nos instalarmos em Macaé”, disse a diretora de Energia da empresa, Lesley Cripps. Certificada pela Petrobras e com presente em 26 países, a Chapman Freeborn já realizou mais de seis mil operações de transporte de aeronaves e há quatro anos tem escritório no Brasil.

Também integrante da comitiva britânica, a empresa DSL tem em Macaé a sua principal base de operações na América Latina, e atua na execução e instalação de torres de perfuração onshore e offshore. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Paulo Antunes, anunciou que está implantando em Macaé um centro de treinamento profissional. “Estamos também investindo em projetos sociais para a comunidade, oferecendo patrocínio para equipes de futebol e basquete”, afirmou o gerente.