Foto: Kaná Manhães
Equipes discutem detalhes da apresnetação do projeto
O projeto de revitalização da orla da Imbetiba, que já está licitado e deve começar em breve, será apresentado aos moradores do bairro pelo prefeito Riverton Mussi. A urbanização do local, que está incluída nos Projetos Urbanos Estratégicos que serão implementados pelo Programa Planejando Macaé, da secretaria de Governo, inclui diversas intervenções que darão um novo aspecto arquitetônico à orla de Imbetiba.
- A revitalização da orla é uma demanda apontada pela população e que o município estará atendendo, levando em conta os próprios anseios dos moradores do bairro. Queremos que todos estejam presentes, para que o projeto possa ser compreendido em todos os detalhes. Também vamos aceitar sugestões, explicou.
A Associação de Moradores da Imbetiba (AMAI) está acompanhando o projeto de perto. “A AMAI está de acordo com todas as intervenções que forem necessárias para a melhoria na orla da praia de Imbetiba, pois estamos aguardando essa obra há 20 anos e, agora estamos confiantes que essa obra tão aguardada irá sair do papel”, disse o presidente da Associação, Marcelo Peixoto.
A apresentação do projeto e o cronograma das obras serão detalhados aos moradores numa reunião que será realizada nos próximos dias. Nesta terça-feira (08), o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, o coordenador técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior, o coordenador extraordinário de Assuntos Comunitários da prefeitura de Macaé, Cassiano Barcelos, o presidente e o vice-presidente da Associação de Moradores da Imbetiba (AMAI), Marcelo Peixoto e Paulo Morais, respectivamente, se reuniram para formalizar a apresentação do projeto para a comunidade.
- Convidamos a todos para participarem desse encontro onde será apresentado todo o projeto de revitalização da orla, que reflete a vontade e os anseios da própria população do bairro. Este momento é importante, pois estaremos falando sobre o cronograma da obra e as intervenções que serão realizadas, explicou Fernando Amorim.
Também participarão da apresentação para os moradores da Imbetiba, os arquitetos do escritório que elaborou o projeto de revitalização, a Coordenadoria Extraordinária de Assuntos Comunitários, a equipe Técnica Municipal que participa do projeto Planejando Macaé, entre outros representantes de secretarias municipais envolvidas no projeto de revitalização. “São intervenções que terão uma importância grande para o bairro e que refletirão no dia a dia dos moradores”, disse Cassiano Barcelos.
O projeto divide a orla da Imbetiba em quatro partes. Próximo a sede da Petrobras, será melhorado o espaço para esportes, que terá arquibancada, campo de areia abrigo novos de ônibus e outras intervenções. A praça terá uma Plataforma Cultural. Na área central da orla, a muralha será rebaixada e terá ciclovia e estacionamento. O local próximo aos cemitérios que contará com estátuas de personalidade de destaque do município. Também consta do projeto uma passarela ligando dois dos piers da orla (os mais próximos da praça). O projeto inclui também novos mobiliários, iluminação e playground.
Reuniões vão acontecer em outros bairros
Todos os projetos que serão implementados pelo programa Planejando Macaé, desenvolvido pela secretaria de Governo e pela equipe de consultores do urbanista Jaime Lerner, contratada pela prefeitura, serão apresentados primeiro aos moradores e entidades de classe representativas.
Além da reurbanização da orla da Imbetiba, já estão previstos outros projetos Urbanos Estratégicos, contemplados pelo Planejando Macaé: a requalificação do calçadão da Avenida Rui Barbosa e do Mercado de Peixes e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho – VLT – Metrô Macaé. Outro projeto apontado como prioridade é duplicação e requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A ideia é transformar em Boulevard, privilegiando os pedestres, o trecho entre a Cancela Preta e o trevo da Praia Campista.
A revitalização do Mercado de Peixes, localizado na área central da cidade, também está incluído dentro dos projetos prioritários para o município, assim como a segunda etapa das obras de infraestrutura no Lagomar. A pedido do próprio Jaime Lerner, uma equipe de arquitetos de Macaé, em parceria com os arquitetos do urbanista curitibano, está acompanhando os projetos para agilizar o andamento das ações.
Assim como vai acontecer na Imbetiba, as próximas etapas serão compostas por reuniões com moradores da Praia Campista, Centro e Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e Lagomar.
- O objetivo é alinhar os projetos urbanos estratégicos com todos os atores envolvidos no processo -, explicou Paulo Patrocínio Júnior.
O secretário de Governo, André Braga, que coordena todo o processo de implementação do Planejando Macaé, lembra do desafio de desenvolver um projeto para uma cidade com um crescimento diferenciado.