Equipes das secretarias de Obras, Meio Ambiente e da Defesa Civil se mobilizaram para impedir novos deslizamentos
Equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente e da Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé atuaram durante toda esta segunda-feira (27) na contenção de um deslizamento de terra ocorrido durante a madrugada no Morro de Santana. O problema foi provocado por vazamento de uma tubulação clandestina de água, de aproximadamente uma polegada. O vazamento enxarcou o terreno, provocando o deslizamento de terra.
O deslizamento atingiu a parede de uma casa na Ladeira de Santana, próxima à linha férrea. Ninguém ficou ferido. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil, e só será liberado após serem feitas obras de contenção no local. A família que mora na casa informou que vai se mudar do local, já que o imóvel é alugado.
Para evitar mais problemas, as equipes da secretaria de Obras e Defesa Civil trabalharam na contenção provisória da encosta, com plásticos e lonas. Também foi feita a poda preventiva de árvores do local e no entorno pela Secretaria de Meio Ambiente.
O subsecretário de Obras, Neildo Manhães de Souza, que esteve no local, explicou que a contenção feita nesta segunda-feira é apenas um paliativo.
- Devido ao vazamento, o terreno ainda está bastante enxarcado. Além disso, temos previsão de chuva para esta semana. Para fazermos um trabalho definitivo, vamos esperar o terreno secar. A prefeitura vai construir um muro de contenção no local e fazer o replantio de vegetação, o que vai evitar novos deslizamentos, ressaltou.
O vereador Maxwell Vaz também acompanhou de perto os trabalhos. A Defesa Civil foi acionada pelos moradores por volta das 2h, e logo que amanheceu, os outros órgãos da prefeitura começaram a atuar no local. O chefe de Operações da Defesa Civil, José Costa, informou que as equipes estão em alerta 24 horas para atender a chamados de emergência da comunidade. O telefone da Defesa Civil é 199.