Foto: Guga Malheiros
Quem for viajar deve verificar possíveis focos de dengue
A Prefeitura de Macaé intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, por conta das chuvas, e alerta a população a respeito desse agravante. Nesta quarta-feira (27), os agentes de endemias fizeram um trabalho de orientação nos principais pontos da cidade, com distribuição de folhetos.
Os profissionais solicitaram que as pessoas, antes de viajar, verifiquem o quintal, pois com as chuvas muita água fica acumulada em recipientes, que podem se transformar em foco do mosquito que transmite a doença. Os especialistas alertam que a chuva é um fator extremamente preocupante e a conscientização dos moradores da importância da limpeza nos imóveis deve ser constante.
Na oportunidade foi feita também a divulgação do Disque Dengue, implantado este ano como mais um reforço nas ações de controle da dengue na cidade. A ligação é gratuita - 0800-022-6461 - e pode ser usada para tirar dúvidas, dar sugestões, registrar pedidos de inspeção e reclamações.
Dados – Na próxima semana, os agentes do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da secretaria de Saúde prossegue com as ações de mutirão nos bairros Parque Valentina Miranda e Engenho da Praia.
A secretaria de Saúde lembra que o trabalho dos técnicos é importante, mas a participação da comunidade no combate à dengue, fazendo a sua parte, e tomando as devidas precauções para evitar a proliferação do mosquito, ainda é a principal arma no combate à doença.
No Estado do Rio de Janeiro, mais de 69 mil casos suspeitos de dengue foram registrados neste ano. De primeiro de janeiro a 23 de março, as notificações da doença chegaram a 69.343. Em Macaé, segundo dados da secretaria de Saúde foram 1.799 casos notificados em 2013.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em 2013, o número de mortes causadas pela dengue chegam a três. Os óbitos acontecerem em Magé, Volta Redonda e Itaocara.
O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, feito este mês, apontou que a maioria dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão concentrados em ambiente doméstico. As amostras foram coletadas entre 11 e 15 de março, os dados mostram que o problema poderia ser facilmente evitado, já que os focos foram localizados em depósitos de armazenamento de água como tonel, tambor, cisterna, caixa d´água, entre outros.
Foram vistoriados nesta edição do LIRAa 3.920 imóveis dos quais 150 foram positivos para Aedes aegypti. Os imóveis abrangeram 47 localidades comportadas nos 44 bairros considerados dentro do perímetro urbano, sendo que em 34 destes bairros foram encontrados focos do vetor da dengue dentro dos imóveis. Os resultados do LIRAa apresentaram um índice de Infestação Predial da cidade de 3,8%, condição considerada estado de alerta pelo Ministério da Saúde.