Foto: Guga Malheiros
Seguindo determinação do prefeito Dr. Aluízio, integrantes da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, se reúnem desde o primeiro dia da nova gestão. O objetivo é delinear estratégias para possibilitar um desenvolvimento científico e tecnológico no município. Os encontros são realizados na nova sede do órgão, localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Hotel Ouro Negro).
Um dos principais projetos da pasta é implementar o Parque Tecnológico, que terá finalidade de possibilitar desenvolvimento científico tecnológico através de pesquisas. A previsão é de que o trabalho estratégico conte, inicialmente,com parcerias de instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF), Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (Femass), entre outras.
O desenvolvimento científico e tecnológico é fundamental, principalmente no momento em que o Brasil vive em que as transformações são muito rápidas. A intenção do governo municipal é fomentar pesquisas e iniciativas que garantam melhor qualidade de vida para o município.
A previsão é de que o trabalho a ser desenvolvido contribua ainda para que mais empresas se instalem em Macaé. Outra vertente do projeto será o ordenamento científico de cursos de graduação em Macaé.