logo

Prefeitura coleta 63t de pneus inservíveis no primeiro trimestre

03/05/2019 17:52:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Todos os pneus coletados são armazenados, temporariamente, no Galpão Barreto até juntar o volume necessário para retirada

O Programa Municipal de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis realizou, no primeiro trimestre desse ano, a coleta e encaminhamento para a reciclagem de 63 toneladas de pneus. O serviço é voltado para oferecer aos munícipes e empresas do município uma alternativa ambientalmente adequada de destinação de pneus inservíveis. Para isso, a Secretaria de Ambiente utiliza o caminhão Papa-Pneus que faz o recolhimento de pneus inservíveis em aproximadamente 70 borracharias do município, semanalmente, seguindo as rotas centro, norte, sul e serra, além de atender demandas de coleta fora da rota, como empresas, terrenos e residências. As solicitações podem ser encaminhadas ao setor de resíduos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.

No Programa Municipal de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, todos os pneus coletados são armazenados, temporariamente, no Galpão Barreto até juntar o volume necessário para retirada dos pneus pela Reciclanip. Em atendimento à legislação, a Prefeitura de Macaé e a Reciclanip (uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos, por meio da ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) estabeleceram um convênio de cooperação mútua com o objetivo de desenvolver ações conjuntas e integradas, visando a proteção do meio ambiente. Em 2018, foram coletados e encaminhados para reciclagem 207 toneladas de pneus.

O pneu inservível é um objeto que retém água, e que pode gerar risco ao meio ambiente e à saúde publica. Se abandonado ou exposto à chuva se torna criadouros de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Atualmente, a principal destinação dada ao pneu é o co-processamento: pelo seu alto poder calorífico, cerca de 70% dos pneus inservíveis são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo. Outras parcelas dos pneus são utilizadas para confecção de artefatos de borracha (tapetes para automóveis, solas de calçados, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas) e adição à massa asfáltica (o asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias).

Resolução do Conama - A Resolução do Conama n° 416/2009 estabelece que os fabricantes e os importadores de pneus são obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis. A Lei nº 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e estabelece que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos, após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.