logo

Prefeitura começa a discutir elaboração do Plano Diretor da Serra

17/03/2011 17:02:24 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Cris Costa

Plano será feito com participação da comunidade. Reuniões nos distritos começam a partir do dia sete de abril

Um encontro realizado na manhã desta quinta-feira (17), na secretaria municipal de Ambiente, decidiu alguns detalhes para a elaboração do Plano Diretor da serra macaense. Representantes do poder executivo, legislativo e estadual se reuniram e já definiram a data para começar as reuniões: sete de abril, com a presença da comunidade. A previsão é que o Plano Diretor da serra seja concluído em oito meses.

O coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, destacou que Macaé é referência no estado em plano diretor e que este, especificamente, terá uma participação popular ainda maior.

- Com a elaboração do Plano Diretor da serra vamos avançar muito mais, incorporando ao processo de planejamento das ações a participação popular. Não pretendemos levar nada pronto para a comunidade, mas sim discutir junto com a população local e avaliar as suas necessidades, destacou.

A gerente do Plano Diretor, Miriam Reid, salientou a importância deste trabalho.

- A elaboração do Plano Diretor pressupõe a identificação das demandas atuais, das potencialidades e maneiras de oferecer o seu aproveitamento, dos problemas e formas de solucioná-los, referentes ao desenvolvimento de atividades econômicas, uso e ocupação do solo e instalação de serviços urbanos, explicou.

O secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, lembrou que esta é uma forma de regulamentar a urbanização urbana.

- A partir do Plano Diretor haverá um processo de regularização do solo, uma ordenação do processo de urbanização das sedes e distritos rurais e núcleos urbanos isolados, aliados à educação ambiental, a fim de preservar a serra macaense, disse.

O vereador George Jardim representou o poder legislativo na reunião e disse que espera a participação de toda a população da região serrana, uma vez que todos serão beneficiados.

- A Câmara Municipal tem grande satisfação em ser convidada a participar da elaboração do Plano Diretor da Serra e eu, como morador da região, me sinto honrado em ajudar a elaboração. Entendemos que é importante conscientizar a população da região serrana através do meio ambiente, da preservação das nossas nascentes, dos nossos rios e também da construção civil, melhorando assim, a vida da humanidade e a qualidade de vida dos moradores da região serrana. Por isso, esperamos uma grande participação da comunidade, afirmou.

O chefe de planejamento e pesquisa da Diretoria de Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Eduardo Lardosa, disse que o estado tem interesse em participar. “Viemos ver de que forma o Estado pode auxiliar neste trabalho que é de nosso interesse, disponibilizando o corpo técnico e experiência em gestão de recursos ambientais em geral”, enfatizou.

Eduardo finalizou revelando a possibilidade de ligar duas áreas de proteção ambiental, através do Corredor do Muriqui, unindo uma área de Proteção Ambiental de Nova Friburgo a Serra do Desengano (Santa Maria Madalena, Campos e São Fidelis). “Em termos de ordenamento do território e proteção ambiental esta área tem grande importância e já é objeto de ajuste de desenvolvimento de proteção ambiental. Esta ação beneficiará não só Macaé, mas também várias cidades da região”, concluiu.