Foto: Cris Costa
Gerentes de projetos da prefeitura se preparam para a captação de recursos federais e estaduais para o ano que vem
Captar mais recursos federais e estaduais para o município. Esta é a principal tarefa dos 35 gerentes de projetos da prefeitura de Macaé, que coordenados pelo Escritório Permanente de Gestão (EGP) já começaram a elaborar o portfólio de projetos para 2011. O portfólio fica pronto até o dia 10 de dezembro, e vai seguir as diretrizes apontadas pelo Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam).
- Vamos fazer um trabalho conjunto, unido os gerentes de projetos, as secretarias e órgãos municipais e o EGP. Nossa meta é levantar quais projetos têm possibilidade de conseguir recursos através de convênios feitos com o governo federal. Faremos uma busca em todos os Ministérios para identificarmos as possibilidades de captação de recursos para projetos em 2011, explicou a coordenara técnica do EGP, Zuleika Menezes.
Os gerentes de cada órgão municipal já começaram a identificar os projetos que poderão ser incluídos no portfólio. Seguindo o que foi definido em reunião com a equipe do Pecam, a prioridade será para os projetos que unirem o maior número de requisitos. Serão priorizados os projetos de acordo com a sua abrangência (maior número de pessoas beneficiadas), custo de manutenção, custo de implantação, grau de complexidade, prazo de implantação e visibilidade.
De acordo com o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, depois de pronto o portifólio servirá de base para o prefeito Riverton Mussi trabalhar a base parlamentar que prioriza em suas ações projetos voltados para Macaé, para solicitar aos deputados que insiram os projetos do município como emendas nos orçamentos do Estado e da União. “Esta também é uma forma de captação de recursos. Quanto mais caminhos tivermos para conseguir verbas para o Macaé, melhor”, ressaltou Romulo.