Foto: Guga Malheiros
A obra obedece ao cronograma da Parceria Público Privada
A Prefeitura de Macaé, continuando o cumprimento das metas do Subsistema Mutum, com instalação de novas redes de esgoto e também revisão das existentes em localidades já ligadas ou a serem ligadas a essa estação de tratamento, conclui a instalação das redes de esgoto nos bairros Morada das Garças e Praia do Pecado e, ao mesmo tempo, pavimenta as ruas onde são executados os trabalhos.
Essas ações obedecem ao cronograma da Parceria Público Privada (PPP), da qual participam a prefeitura de Macaé, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), com ação de fiscalização, e a Empresa Foz do Brasil, vencedora da licitação para a realização de ações de esgotamento sanitário da cidade de Macaé.
Vistoriando as obras realizadas nessas localidades, na quarta-feira (19), o presidente da Esane, Marcos Muffareg, disse que a prefeitura, agora, através da Foz do Brasil, parte para a conclusão das obras, com a recomposição da pavimentação das ruas. “A Foz inicia, agora, essa importante fase das obras, a de recompor a pavimentação das ruas, para que os moradores possam transitar em suas localidades com a segurança de sempre”. Ele acrescentou que para recompor a pavimentação das ruas a Foz já mapeou cada trecho e as obras já começaram.
Na Morada das Garças, onde foram instaladas novas redes e retificados trechos da rede já existente, foram abertas frentes de obras na avenida beira-mar da Praia do Pecado, próximo ao Terminal Lagoa, e em várias ruas da localidade. Nesses locais, aconteceu a desobstrução da rede antiga com aproveitamento do que foi encontrado em condições; instalação de trechos de rede nova, com tubos de PVC; e refeitas as caixas de gordura, com instalação de manilhas de um metro de diâmetro. .
O esgoto coletado nessas localidades é direcionado para a ETE do Mutum, que está em pleno funcionamento, captando e tratando 20 litros de esgoto por segundo, com efluente tratado e lançado na Lagoa de Imboassica com pureza de mais de 95%. Essa ETE está sendo ampliada para captar e tratar 40 litros de esgoto por segundo.
Nas obras realizadas nas localidades próximas à Lagoa de Imboassica e da ETE do Mutum, correspondentes ao Subsistema Mutum, foram instalados 14 quilômetros de rede de esgoto, entre outras benfeitorias, como 1.342 ligações domiciliares, 2km de coletores tronco, 3km de linhas de recalque, seis estações elevatórias e renovação da rede existente, adaptação de uma Estação elevatória e duplicação da ETE de 20 l/s para 40 l/s. Todo esse sistema, com obras prevista para conclusão em março, atenderá com tratamento de esgoto 5% da população macaense.