logo

Prefeitura continua a construção do novo Mercado de Peixes

09/07/2014 16:57:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Moisés Bruno

As obras foram divididas em três partes, duas delas já concretadas

O novo Mercado de Peixes de Macaé começa a tomar forma. A Prefeitura prossegue as obras de construção na mesma área que abrigava o antigo comércio, demolido por não atender mais à demanda por pescado no município. O projeto foi reformulado para atender melhor à comunidade pesqueira e à população e prevê a construção de área de convivência, lanchonetes, dois restaurantes, duas lojas de materiais pesqueiros, banheiros, 60 bancas de pescados e quatro bancas de verduras e frutas.

O novo mercado tem estrutura moderna, com fachada em madeira plástica e estrutura com vidro. Contará com passarela interligando os prédios com acesso aos restaurantes. A nova área contará com três prédios: 1, 2 e 3. No final dos prédios 1 e 3 está sendo levantado o mezanino, com banheiros para funcionários, vestiários e escritórios para a administração do mercado. A área construída total dos prédios é de 1.633,51 metros quadrados.

As obras na retroárea, local onde chegam os barcos com o pescado, foram divididas em três partes. Duas delas já foram concretadas, faltando a mureta e o gradil. As obras dos prédios 1 e 3 deverão estar concluídas até setembro. A prefeitura construiu um espaço provisório, que tornou possível a demolição do antigo Mercado sem prejudicar os comerciantes e também a população. Esse espaço, com 61 bancas, possibilitou que a atividade pesqueira continuasse durante as obras do novo mercado.

No espaço provisório, a atividade acontece de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h; e no domingo, de 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 500 pessoas por dia. Nos finais de semana, chega a mais de mil. As obras do prédio 2 e do cais só começarão quando os prédios 1 e 3 estiverem prontos e funcionando. Esse prédio vai ocupar a área do espaço provisório, com as bancas restantes para atender a todos os cadastrados e área para venda de verduras e legumes.

Com a venda de peixes, crustáceos e frutos do mar, o Mercado Municipal de Peixes funciona em Macaé desde 1924 e sempre foi uma atividade econômica considerada importante no município. O local contava com um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 15 embarcações, 60 boxes e abrigava cerca de 180 trabalhadores.


Fotos Relacionadas