logo

Prefeitura continua com obra na orla da Praia dos Cavaleiros

03/10/2013 14:24:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Orla recebe muro de contenção em área destruída por ressaca

A prefeitura continua com as obras de recuperação da orla da Praia dos Cavaleiros, ações iniciadas em abril de 2013 e com prazo de conclusão em março de 2014. As intervenções incluem, além da recuperação da orla, a construção de postos salva-vidas e a reconstrução dos quiosques. Na orla da praia está sendo construído um muro de contenção em concreto armado com infraestrutura constituída de estacas metálicas de tubos e gabião de pedras.

Entre os serviços já executados estão a demolição e a retirada dos escombros de pedaços de deck, restos de estrutura do antigo muro, levantamento topográfico, escoramento do aterro das calçadas com pranchões de madeira e perfis, cravação das estacas, montagem do gabião de pedras e moldagem das peças pré-moldadas em concreto armado para construção do muro de contenção.

Também estão incluídas nas obras a reconstrução do deck de madeira, a recuperação do passeio com pedras portuguesas e da pintura da ciclovia, urbanização, paisagismo e manutenção da iluminação pública.

As obras têm como objetivo beneficiar a orla da praia mais frequentada no município e que teve grande parte do calçadão destruído por forte ressaca que atingiu todo o litoral fluminense em março de 2011, com ondas de mais de dois metros. Na ocasião, o local foi interditado pela Defesa Civil, para garantir a segurança dos moradores da área, banhistas e turistas. 

As obras abrangem a recuperação do calçadão, atingindo 842 metros de extensão. O governo municipal tem como proposta construir uma estrutura resistente aos eventos climáticos, como fortes ondas, oferecendo maior proteção aos pedestres, praticantes de caminhadas e ciclistas que têm a orla como local de lazer e práticas esportivas.

A Praia dos Cavaleiros tem cerca de 1.500 metros de extensão, sendo um dos locais mais frequentados por moradores e turistas. Com a chegada da Petrobras no município há cerca de 40 anos, a orla perdeu a sua característica, deixando de ser uma orla selvagem e pouco movimentada e se tornando um local que recebe pessoas de toda parte do país e do mundo.

A Avenida Atlântica tem vários hotéis, muitos restaurantes e bares, alguns clubes e é o point da cidade de segunda a sexta-feira, quando muitos trabalhadores da Petrobras e empresas que prestam serviços à Bacia de Campos a frequentam. O movimento é menor nos finais de semana, mas aumenta nos feriados, quando Macaé recebe turistas de toda parte.