Foto: Guga Malheiros
As obras vão dobrar a capacidade de captação e tratamento de esgoto
A Estação de Tratamento de Esgoto do Mutum (ETE), está em plena atividade e continua sendo ampliada. As obras começaram em novembro do ano passado e dobrarão a capacidade da captação e tratamento de esgoto de 20 para 40 litros por segundo, beneficiando as localidades de Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara, São Marcos, Morada das Garças, entre outras, no entorno da Lagoa de Imboassica.
A ETE do Mutum também irá captar e tratar o esgoto dos bairros dos Cavaleiros e Praia Campista. Para que isso aconteça, está sendo aberta uma linha de recalque, aproveitando a rede construída nesses bairros.
Para instalar a linha de recalque, é feita uma inversão no fluxo com redimensionamento para uma elevatória já existente nos Cavaleiros, aumentando a potência com a troca de bomba para maior capacidade. O fluxo do esgoto captado será redimensionado para a ETE do Mutum, onde receberá tratamento até a conclusão da ETE Central, cujas obras devem ter início ainda neste semestre.
A ação de instalação da linha de recalque vai evitar que o esgoto dessas localidades seja lançado sem tratamento no Canal do Capote. A ETE do Mutum, cuja ampliação prevê o crescimento populacional do município nos próximos trinta anos, vai tratar e devolver o esgoto sem transtornos aos moradores, já que as redes dos Cavaleiros e da Praia Campista já estão construídas.
O objetivo da prefeitura é sanear toda a área de atendimento da ETE do Mutum. Para atingir esse objetivo, estão planejados 14 km de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da estação de 20l/s para 40l/s, com eficiência no tratamento de 97%.
Na parte da frente da ETE ampliada, está sendo construída a área operacional, com estrutura de tijolos e cimento, onde ficará a área onde será instalado o painel de controle que contará com todos os dados da ETE. Através desse painel, toda a estrutura da estação e das redes de esgoto poderá ser acompanhada, com verificação do funcionamento.