Foto: Divulgação
O prefeito Riverton fez parte da mesa e explicou quais os avanços conseguidos no ultimo ano
Referência nacional e caso de sucesso em projeto de Cidade Digital, o município de Macaé, representado pelo prefeito Riverton Mussi e pelo secretario de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, esteve presente no Décimo Seminário E-Gov realizado esta semana durante a InfoBrasil, em Fortaleza. Este é o terceiro evento em que Macaé é convidada a apresentar como tem desenvolvido o projeto e quais os benefícios atingidos.
Durante a abertura do Congresso, o prefeito Riverton fez parte da mesa e explicou quais os avanços conseguidos no ultimo ano, com a implantação do projeto Cidade Digital. “Desde a implantação do projeto, conseguimos vários benefícios para a população.
Os mais conhecidos são as Lan Houses Públicas e a Fábrica de Cidadania. Na Fábrica, são reciclados computadores, que depois equipam as Lan Houses. Além disso, iniciamos a implantação de laboratórios de informática com internet em todas as escolas municipais. Já temos instalados mais de 40 laboratórios, e com o recebimento dos equipamentos do Proinfo, uma parceria com o presidente Lula, chegaremos à marca de 80 laboratórios”, ressaltou.
Já o Secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, que fez apresentação do Município durante o seminário, explicou as particularidades do projeto de Macaé. “Macaé é hoje uma cidade dinâmica, e os investimentos em Ciência e Tecnologia se fazem necessários para acompanhar a realidade das empresas instaladas no município. Nosso projeto de Cidade Digital iniciou no final de 2007 com a instalação da Fábrica de Cidadania. Desde então, melhoramos a infraestrutura de TI da Prefeitura e desenvolvemos uma série de sistemas para melhorar e democratizar a oferta de serviços à população”, pontuou.
Macaé é uma das cidades brasileiras que decidiram adotar medidas na área de Tecnologias da Informação visando promover a inclusão social das populações menos favorecidas. O acesso à internet de forma gratuita em toda a cidade é uma das prioridades da Prefeitura, e estima-se que será possível acessar a internet gratuitamente via conexão wireless nos próximos anos.
O projeto Cidade Digital de Macaé é composto de um total de 10 fases, no entanto, os mais conhecidos pela população são as Lan Houses públicas e a Fábrica da Cidadania. Na Fábrica, computadores doados por empresas e entidades são reciclados e encaminhados para as Lan Houses públicas, onde qualquer pessoa pode ter acesso à internet de forma gratuita.
O projeto contempla a criação do novo portal da Prefeitura (no ar desde 1 maio), onde o cidadão pode conhecer todos os projetos desenvolvidos pelas secretarias. Outra fase importante é a disponibilização de laboratórios de informática em todas as escolas municipais, oferta de cursos básicos de informática gratuitos e a abertura de sinal de internet gratuita nas praças, serra e três bairros da cidade. “Futuramente iremos disponibilizar internet gratuita em toda Macaé”, disse Guto.
A fase mais importante é a melhoria na infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, com a colocação de fibra óptica para funcionar e o aumento da velocidade do link de internet para 60 MB (10 vezes maior que o atual). Vários sistemas estão sendo desenvolvidos por servidores da Secretaria de Ciência e Tecnologia para automatizar as secretarias, e futuramente será implantado um Sistema de Gestão Integrado que ira automatizar toda a Prefeitura. Já esta sendo implantado um Sistema de Gestão da Educação que informatizará toda a rede pública de ensino e possibilitará pais de alunos a consultarem dados escolares de seus filhos pela internet. Também foram disponibilizados 1000 computadores novos, para os servidores e contratados da prefeitura.
Esse mês também foi implantado o sistema de Videoconferência, que permite ao Prefeito fazer reuniões com os secretários mesmo estando distante. O equipamento foi instalado no Gabinete do Paço Municipal e da Subpreffeitura de Glicério. Futuramente será instalado nos laptops dos secretários.