logo

Prefeitura de Macaé discute ações para capacitar instituições sociais

10/03/2012 21:29:39 - Jornalista: Antônio Bander

Foto: Divulgação

Reunião essa semana debateu formas de captação de recursos

Continuando suas ações visando fortalecer o município, a Câmara Permanente de Gestão – CPG realizou essa semana reunião com o objetivo de traçar estratégias para capacitar as instituições não-governamentais de Macaé, para captação de recursos junto a empresas privadas e o Governo Federal.

Durante o encontro a gerente de projetos do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado – EGPRio Renata Igbarra apresentou o Programa 3º Setor, ferramenta de gestão que o governo estadual utiliza para acompanhamento dos convênios com entidades não governamentais e que serve também para medir o grau de maturidade da instituição e apontar suas deficiências, para que possam ser sanadas. “Desenvolvemos esse programa ao percebermos que só vale a pena investir em capacitação quando se descobre a verdadeira necessidade”, destacou Renata.

A proposta da reunião surgiu de uma necessidade apontada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente–CMDDCA após realização de encontro que reunião entidades subvencionadas e poder público para discutir formas de resolver as pendências. Para Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé, a proposta de capacitar as instituições e poder acompanhar a melhora no atendimento à população. “Quando procuramos o CPG, tínhamos o desejo apenas de capacitar às instituições para captarem recursos. Após algumas reuniões, percebemos que as instituições precisam também entender como fazer o trabalho de acompanhamento e avaliar a eficiência do seu trabalho, para melhorar a qualidade do serviço ofertado”, disse Antonio.

O presidente da Câmara Permanente de Gestão, Rômulo Campos, ressaltou a importância da transparência nas transferências de recursos entre poder público e 3º, e que somente com ferramentas eficazes e equipe capacitada é possível ter esse controle. “A CPG desde o primeiro dia tem feito a capacitação dos atores dos processos de convênios, subvenções, contratos. Esse é um dos nossos objetivos, pois a equipe precisa entender o que está sendo feito, para apontar eventuais alterações. Por isso a iniciativa do Conselho de procurar capacitar as instituições sociais deve ser louvada”.

O subcontrolador geral da prefeitura de Macaé, José Manuel Garcia ressaltou que a prefeitura de Macaé tem por hábito capacitar as instituições que recebem subvenções sociais, mas reconhece que muitas delas simplesmente não comparecem e depois, reclamam quando são cobradas por atitudes incorretas. “Precisamos de ferramentas de controle, acompanhamento e avaliação, para que as instituições saibam onde estão erradas. Mas elas precisam ter consciência que o poder público tem uma série de normas a seguir, que, caso elas não se adequem e façam corretamente, vão perder o repasse dos recursos. Por isso a capacitação deve acontecer e ser permanente, acompanhada”, ressaltou.

Antonio Felipe explicou que o CMDDCA Macaé já aprovou a realização de uma capacitação sobre o Siconv – Sistema de Convênios do Governo Federal, que será oferecida às instituições cadastradas no órgão, que deve começar a ser oferecido nas próximas semanas. “Essa é uma demanda urgente. Estamos apenas aguardando o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente realizar os trâmites burocráticos para começar o curso. A proposta é que a instituição participe do curso e depois tenha o suporte para poder apresentar projetos, captar recursos e depois de realizado, prestar contas. Somente assim as instituições vão deixar de ser dependentes exclusivamente do poder público municipal”.