A educação é uma das armas mais eficientes contra o uso do cerol. Na volta às aulas em fevereiro próximo, a Ronda Preventiva Escolar (Rope), da Guarda Municipal, vai realizar palestras nas escolas da rede municipal, para crianças e adolescentes, orientando quanto aos riscos do uso da linha com cerol.
O trabalho, desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação, é parte integrante da campanha da Prefeitura de Macaé contra o cerol. Nas palestras, os guardas orientam, por exemplo, do perigo de soltar pipa em vias públicas e também próximo a aeroportos. O perigo é ainda maior nesta época de férias escolares, quando muitas crianças e até adultos estão nas ruas soltando pipa e, em alguns casos, utilizando um novo material, conhecido como linha chilena, feita com pó de alumínio, que é mais cortante que o cerol feito com vidro moído e cola. Daí a importância do acompanhamento e orientação de pais e responsáveis às crianças neste período.
Os guardas alertam os alunos que o cerol coloca em risco a vida de outra pessoa, especialmente de motociclistas, e também orientam que os pais não podem permitir o uso do cerol por seus filhos, por tratar-se de substância perigosa, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Prefeitura e a Polícia Militar estão intensificando a fiscalização das motos que trafegarem sem a antena de proteção contra cerol. Num primeiro momento, a ação visa orientar os motociclistas sobre a obrigatoriedade da instalação do acessório que pode prevenir acidentes, conforme resolução 356 do Contran que está em vigor desde agosto de 2012.