
A plataforma de bem-estar Wellhub, anteriormente conhecida como Gympass, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas. O município é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a formalizar a adesão e ofertar os serviços aos servidores públicos municipais e seus dependentes. A iniciativa integra a política municipal de promoção da qualidade de vida no trabalho, reunindo serviços de saúde física, mental e social.
O Wellhub estabelece parcerias com órgãos públicos, empresas e sindicatos para oferecer uma ampla rede de academias, estúdios, programas de nutrição, serviços de saúde mental, aulas ao vivo e personal trainers. Os servidores poderão utilizar diferentes academias e modalidades com uma única assinatura. A adesão aos planos é opcional e de responsabilidade direta do servidor, que contrata o serviço diretamente na plataforma, sem qualquer intermediação financeira da administração pública.
Para baixar o aplicativo, basta procurá-lo nas lojas especializadas, Google Play para Android ou App Store para iOS, e instalá-lo. Depois disso é necessário clicar no botão inscreva-se gratuitamente. Em seguida, o servidor deve buscar pela Prefeitura Municipal de Macaé no campo destinado à empresa e digitar o e-mail informado no último Censo de Servidores. Uma notificação será enviada para esse e-mail para concluir o cadastro.
Os servidores que não conseguirem acessar a plataforma com o e-mail cadastrado devem entrar em contato pelo endereço institucional beneficiosbemestar@macae.rj.gov.br.
Após essa etapa, o usuário poderá acessar o Wellhub diretamente pelo celular e escolher o plano desejado, seguindo as orientações da plataforma. Há um pacote gratuito que inclui acesso a aplicativos de bem-estar, nutrição e exercícios. Os planos pagos, que permitem o uso presencial de academias, variam entre R$ 35,90 e R$ 674,90 mensais, valores informados pela plataforma e válidos até 31 de dezembro de 2025.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, destacou que esta é mais uma iniciativa de valorização do funcionalismo. Ele afirmou que cuidar da saúde de quem cuida da cidade significa garantir mais qualidade de vida e investir no futuro de Macaé.
O Secretário Municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressaltou que ampliar o acesso a ferramentas que incentivem exercício físico, equilíbrio emocional e hábitos saudáveis é uma ação necessária para fortalecer o bem-estar no serviço público. Pesquisas na área de psiquiatria indicam que o exercício físico exerce um efeito significativo na redução de sintomas depressivos, sendo reconhecido como um dos recursos mais eficazes de apoio ao bem-estar emocional. Ser o primeiro município do Estado do Rio a implementar o Wellhub demonstra que Macaé atua na vanguarda das políticas de qualidade de vida no serviço público. Assim como foi pioneira ao implementar a Casa do Servidor, a cidade avança mais uma vez ao adotar o Wellhub, consolidando uma trajetória de inovação e cuidado com aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. A adesão ao Wellhub é uma escolha individual de cada servidor, o que reforça o respeito à autonomia e às necessidades de cada profissional.
O secretário destacou ainda que o lançamento do Wellhub é resultado de um processo de contratação que vinha tramitando desde o ano passado, um processo complexo que foi concluído com total êxito graças ao empenho técnico da equipe. Ele enfatizou que esses benefícios geram um impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população, porque servidores mais saudáveis e mais equilibrados refletem positivamente no atendimento e na entrega das políticas públicas. Aristófanis concluiu afirmando que, com esse pioneirismo municipal, Macaé reafirma seu compromisso com inovação, responsabilidade e gestão centrada em pessoas.
O diretor do Wellhub para o setor público, Raul Hara, enfatizou que a plataforma funciona como um centro de bem-estar, com conteúdos voltados para saúde física, mental e nutrição, entre outros temas. Ele esteve pessoalmente em Macaé no último dia 25 de novembro para alinhar a integração da plataforma com a equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, que passou por treinamento para habilitar o acesso dos beneficiários.