A prefeitura de Macaé e empresários do ramo imobiliário se reuniram nesta terça-feira (13) para discutir ações de fomento do mercado de construção civil. A ideia é divulgar o potencial de Macaé para investimentos deste tipo e estimular a construção de imóveis residenciais e industriais em áreas estratégicas do município.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton Silva Santos; o subsecretario de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves; o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega; o secretário de Comunicação, Vespasiano Luz, além de empresários do setor imobiliário. De acordo com Cliton,neste primeiro momento, as ações vão estar focadas em informar aos investidores o potencial atual e futuro de Macaé para investimentos no ramo imobiliário.
- A ideia é vender melhor a cidade, em especial para o seguimento de construção e incorporação. Hoje muitas destas empresas não tem a visão do que Macaé se tornará no futuro. Já temos um mercado consolidado e a descoberta do pré-sal trará um desenvolvimento ainda maior a este município. É preciso que a infraestrurura acompanhe este crescimento, explicou o secretário.
Hoje Macaé conta com uma taxa de crescimento demográfico 20% maior do que a média nacional. Este aumento populacional, aliado ao crescimento dos setores de petróleo, gás e serviços ,fez crescer a demanda por imóveis residenciais e comerciais. Além da geração de empregos, a construção civil estimula o comércio local a se modernizar para atender a demanda e conseguir sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, construtoras e incorporadoras de cidades como Rio de Janeiro, Minas Gerais , Espírito Santo e São Paulo já estão investindo em Macaé, muitas delas usando o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.